Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3º Seminário de Apicultura do Alto São Francisco promove debate sobre sustentabilidade e avanços na cadeia apícola
conteúdo

Notícias

3º Seminário de Apicultura do Alto São Francisco promove debate sobre sustentabilidade e avanços na cadeia apícola

Evento reuniu apicultores, pesquisadores e estudantes para discutir inovação, manejo sustentável e fortalecimento da cadeia produtiva regional.
publicado: 02/07/2025 09h45, última modificação: 03/07/2025 09h10

No último dia 28 de junho, o Campus Bambuí realizou o 3º Seminário de Apicultura do Alto São Francisco, evento que reuniu apicultores, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas para discutir temas relevantes à cadeia produtiva da apicultura, com foco em sustentabilidade, inovação e manejo eficiente.

O seminário contou com a participação de produtores e representantes dos municípios de Bambuí, São Roque de Minas, Medeiros, Itapecerica, Formiga, Arcos, Luz e Bom Despacho. A iniciativa é apoiada pelo Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), programa que tem contribuído diretamente para o fortalecimento da apicultura regional.

A programação do evento incluiu palestras técnicas e momentos de troca de experiências. O professor Dejair Message, do IFSUL de Minas, abordou a importância da saúde das abelhas e os cuidados com as colmeias, fatores essenciais para o equilíbrio ambiental e a produtividade dos apiários. Na sequência, Jaqueline Batista, da empresa Pollintech, falou sobre o impacto da polinização por abelhas na cafeicultura.

WhatsApp Image 2025-07-01 at 04.37.49_9a7e675f.jpg

Outro destaque foi a apresentação de Elaine Basso, da GeoApis, que tratou do uso da geotecnologia no manejo apícola, com foco na sustentabilidade e aumento da produtividade. A gestão da água como recurso essencial à apicultura foi tema de um painel com as participações de Fauster Bernardes Costa, do Projeto Pró-Mananciais, e Marcos Vartan Oberlender, da Copasa.

Encerrando o ciclo de palestras, a mesa-redonda “Própolis: da Colmeia à Ciência” discutiu as potencialidades do alecrim-do-campo como fonte botânica da própolis verde, explorando os compostos fenólicos e voláteis presentes na planta e na própolis produzida na região.

A programação também incluiu uma dinâmica coletiva conduzida por Kássia Castro, estudante do MPSTA, e Urbano Guimarães, presidente da Associação dos Apicultores do Alto São Francisco (Apivasf) e egresso do curso de Agronomia do IFMG. A atividade teve como objetivo identificar as principais demandas do setor e propor soluções para o fortalecimento da apicultura regional.

Entre os presentes, destacaram-se os diretores dos campi Formiga e Ponte Nova, professores Patrick Oliveira e Luciano Esperidião, além dos estudantes intercambistas do Programa Delphin, que participaram ativamente do evento.

Um dos momentos mais simbólicos foi a homenagem aos professores Antônio Carlos Dalacqua e Jonas Guimarães Silva, reconhecidos por sua dedicação à apicultura e por representarem os apicultores com mais de 60 anos de idade. A ação reforçou a vertente inclusiva do evento e o reconhecimento à experiência dos profissionais da área.

O evento teve apoio da Comissão Organizadora, do IFMG Bambuí, do MPSTA, da APIVASF, da Cooperativa de Apicultores da Canastra (COOPAC), além de patrocinadores como o Sicoob Credibam e das  empresas Útil e Fútil, Bambuí Embalagens, Divina Natureza, Sion Supermercados e Dondocas, que contribuíram com a premiação dos concursos realizados durante a programação.