Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olimpíada Brasileira de Agropecuária está com inscrições abertas

Olimpíada Brasileira de Agropecuária está com inscrições abertas

Podem se inscrever estudantes de cursos técnicos da área de agrárias, meio ambiente, alimentos e mineração.
publicado: 29/05/2019 09h39, última modificação: 19/03/2024 10h50

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) estão abertas até 30 de junho, são gratuitas e devem ser feitas virtualmente. A competição, que tem como objetivo estimular os jovens a ingressarem em carreiras técnico-científicas e a participarem de iniciação científica, ocorrerá em Foz do Iguaçu, no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Além dos estudantes brasileiros, podem participar da OBAP estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, pela primeira vez, alunos oriundos de países que têm o Espanhol como língua oficial.

Informações e Requisitos

Podem se inscrever alunos de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes da área de agrárias, tais como Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria ou qualquer outro curso do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

A inscrição deve ser feita em equipe, contando com três alunos (podendo ser de cursos e anos diferentes, desde que cursem a mesma modalidade de ensino) e um professor orientador, que deverá ser o responsável pela inscrição da equipe no site. Ao se inscrever, a plataforma fornece questões para serem resolvidas em grupo e individualmente para os alunos treinarem e se prepararem para a OBAP.

A Olimpíada é realizada em duas fases, sendo a primeira virtual. Consiste em uma prova de 40 questões de múltipla escolha, que deve ser resolvida em 60 minutos. Esta etapa é classificatória para a segunda fase, que equivale às provas práticas, contendo questões objetivas e discursivas. Nesta etapa, que será presencial em Foz do Iguaçu, deverão ser resolvidas questões teóricas individualmente por cada membro da equipe, além da prova prática, resolvida em grupo.

Os vencedores da OBAP receberão troféu, medalhas e certificados de participação. As equipes de mais destaque poderão ser convidadas para participar da seletiva que classifica estudantes brasileiros para a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO).

IFMG na OBAP

Alunos de cursos técnicos do IFMG podem participar da competição. Os interessados devem montar uma equipe e procurar um professor para ser o orientador. Veja abaixo os cursos do Instituto que podem ter estudantes na OBAP:

Campus Bambuí: Agropecuária, Meio Ambiente;

Campus Congonhas: Mineração;

Campus Governador Valadares: Meio Ambiente;

Campus Ouro Preto: Mineração, Meio Ambiente;

Campus São João Evangelista: Agropecuária.