Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Inscrições podem ser feitas até 4 de janeiro de 2024. IFMG oferta 14 vagas, distribuídas entre servidores e ampla concorrência.
publicado: 08/12/2023 10h26, última modificação: 06/03/2024 15h26

Estão abertas até o dia 4 de janeiro de 2024 as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Este ano, são ofertadas 654 vagas, distribuídas entre 39 instituições associadas de todo o Brasil - no IFMG Campus Ouro Branco são ofertadas, ao todo, 14 vagas. As vagas são destinadas à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Colégio Pedro II.

A inscrição será feita pela internet e a taxa de inscrição é de R$ 150. Ao se inscrever, o candidato deve indicar a linha de pesquisa escolhida: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ou Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A seleção será feita por meio de uma prova, prevista para ser realizada no dia 25 de fevereiro.

Para se candidatar, é necessário:

• Comum para todos(as) os(as) candidatos(as): ser portador(a) de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação;
  • Vagas destinadas aos Servidores(as): ser técnico(a)-administrativos(a) em educação (TAE) ou docente, pertencentes ao quadro permanente, ativo, incluindo os(as) que se encontram em estágio probatório, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (especificamente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II);
  • Vagas destinadas a Ampla Concorrência: ter atuado no ano de 2023, mediante comprovação, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, em ambientes formais ou não-formais, públicos ou privados, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de: Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional; Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)4; e/ou Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação).

Clique aqui e saiba mais informações

Perguntas e respostas frequentes

Clique aqui e se inscreva!

Sobre o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

ProfEPT é um curso de pós-graduação stricto sensu ofertado em rede nacional que tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.

Fonte: Comunicação Campus Ouro Branco