Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura da I Fenitec reúne participantes em debate sobre inovação, tecnologia e negócios

publicado: 07/06/2017 10h19, última modificação: 07/06/2017 13h56

A I Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia – Fenitec – do Instituto Federal de Minas Gerais teve início na noite dessa terça-feira, 6 de junho, no espaço de eventos SEED, em Belo Horizonte.

A abertura contou com a presença de reitores de 15 institutos federais do país, reitor e diretores-gerais dos campi do IFMG e do Cefet-MG, pró-reitores, além de autoridades, empresários, agências de fomento, servidores do Instituto – professores e técnicos administrativos – e comunidade em geral.

Com o tema “Novos negócios: novos desafios”, o evento será um ambiente propício para se firmar parcerias entre desenvolvedores de tecnologias e o setor produtivo. A feira pretende, ainda, discutir formas de desenvolver a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo no ambiente acadêmico, além de criar um fórum de discussão sobre os novos negócios e seus desafios, como startups, spin-offs, aceleradoras de negócios e investidores-anjo.

O reitor do IFMG, Kléber Glória, abriu a solenidade com um agradecimento aos presentes e à organização do evento. “Esperamos que a Fenitec seja um ambiente para discussão, para o estabelecimento de novas ideias e parcerias e, além disso, oportunize e potencialize novas tecnologias e negócios”, ressaltou.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto, Neimar Duarte, destacou que a principal finalidade da feira é contribuir para a inovação tanto do IFMG quanto de outros Institutos Federais de Minas. “É preciso criar uma cultura de inovação nas instituições, já que o tema ficou de lado nos últimos anos. Para isso, é fundamental que o professor esteja realmente conectado com os alunos, em sala de aula, em torno da discussão”, enfatizou. Ele acrescentou que o evento é o primeiro passo para o surgimento de parcerias em pesquisa e inovação.

De acordo com o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, a criação dos Institutos Federais possibilitou o aperfeiçoamento da formação acadêmica e profissional dos jovens. “São pessoas que precisam ser treinadas e capacitadas. Nesse âmbito, o IFMG percorre um caminho positivo no sentido de incentivar a pesquisa e a inovação”, afirmou. Ainda segundo ele, uma das vertentes da Fapemig é atuar para que os trabalhos acadêmicos – teses, dissertações, entre outros – não só sejam publicados, mas possam se tornar negócios. “Queremos que sejam formados jovens diferenciados. Nesse sentido, o ambiente de inovação é responsável por formar profissionais com perspectivas de serem verdadeiros protagonistas”, completou.

O diretor administrativo do Conif, Wilson Conciani, destacou a importância da educação – um dos pilares da estabilidade política, econômica e social – para a formação da cidadania e do pensamento crítico dos jovens. “Temos formação científica suficiente para formar pesquisadores e ultrapassar as fronteiras do conhecimento”, pontuou. Conciani acentuou, ainda, a importância da inovação e da parceria com as empresas: “os IFs têm o papel de atuar nos arranjos produtivos locais e, sobretudo com os polos de inovação, essa função está sendo bem desempenhada pelas instituições”, finalizou.

“Queremos, por meio da Fenitec, mostrar para a comunidade que estamos prontos, podemos realizar negócios com empresas e promover parcerias com o intuito de atender à sociedade”, relatou o coordenador do NIT do IFMG, Edilson Nolaço, que também é um dos responsáveis pela organização do evento. Para Nolaço, além de discutir o tema inovação, o evento pretende disseminar a mensagem de que as instituições públicas estão aptas para atender ao setor produtivo.

Estiveram presentes, também, o superintendente de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sedectes, Roberto Rosembaum; o coordenador geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal, Paulo Leão; e o diretor-geral do Cefet-MG, Flávio Santos. A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, Márcio Rosa Portes, que mencionou as ações da Subsecretaria, bem como seu papel decisivo na relação com universidades, institutos federais e startups.

O primeiro dia da I Fenitec foi encerrado com um evento cultural no SEED: a apresentação das “Meninas da Viola”, grupo formado por alunas do Campus Ouro Branco do IFMG.

Confira a programação completa no site oficial do evento: https://fenitec.ifmg.edu.br/fenitec

Feira promovida pelo IFMG discute negócios, inovação e tecnologia em Minas Gerais
Projetos externos aprovados para a I Fenitec já estão disponíveis
I Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia do IFMG ocorre de 6 a 8 de junho