Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do Campus Bambuí representa o país na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra(IESO) no Japão

publicado: 29/11/2016 23h00, última modificação: 26/03/2024 15h37

A aluna Lissandra Souza Machado, do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Campus Bambuí, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) no ano de 2015. Um dos principais objetivos dessa competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Esse bom resultado proporcionou outra grande oportunidade à aluna: representar o Campus Bambuí na IESO (International Earth Science Olympiad), no Japão, de 20 a 26 de agosto de 2016. Essa Olimpíada é uma competição científica anual voltada a alunos do Ensino Médio com menos de 18 anos, iniciada em 2007, na Coreia do Sul. Tem como meta incentivar estudantes no conhecimento das Ciências da Terra, tais como Geologia, Meteorologia, Ciência Ambiental e Astronomia Terrestre.

Lissandra relatou que a experiência foi, com certeza, uma das melhores que ela já teve, pois, além de contribuir para sua formação acadêmica, já que obteve muitos conhecimentos durante a participação do evento, também colaborou para o seu desenvolvimento pessoal. Ela mencionou também que a escola e os professores contribuíram com todo o seu conhecimento, preparação e apoio para a participação no evento, principalmente os professores do curso Técnico em Agropecuária, que a preparam, através de seus ensinamentos, com uma excelente base sobre a área.

Segundo o professor Ivan Vieira, “a participação da Lissandra como membro da equipe representante do Brasil na (IESO) 2016 foi uma grande conquista dessa excelente aluna e também demonstra a qualidade do ensino de nossa instituição, onde todos os servidores estão sempre engajados em proporcionar aos alunos uma educação de qualidade”. Além disso, Gislaine Pacheco Tormen, professora e orientadora de Lissandra, disse que a participação dos alunos na OBAP já é um bom parâmetro para avaliar o curso. Acrescentou ainda que “Lissandra foi medalhista de Ouro na OBAP 2015, o que fez com que ela pudesse participar da IESO. Certamente, foi uma experiência única, onde pôde conhecer estudantes de outros países e levar o nome do IFMG-Campus Bambuí para lugares onde nunca poderíamos imaginar estar. E, para mim, é uma grande felicidade saber que o que ensinamos em sala de aula foi correspondido”.

A conquista de Lissandra enche-nos de orgulho, pois reflete a dedicação da aluna, de seus professores e de todos os envolvidos em sua formação no Campus Bambuí do IFMG.

Fonte: (Campus Bambuí)