Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas publicam artigo em revista da Unicamp
conteúdo

Acontece nos Campi

Alunas publicam artigo em revista da Unicamp

Publicação é resultado de trabalho desenvolvido no curso de Matemática do Campus Formiga.
publicado: 10/12/2020 17h49, última modificação: 14/03/2024 09h38

Um estudo para desenvolver um modelo matemático adequado para prever o crescimento populacional da cidade de Formiga acaba de ser publicado em uma revista científica da Unicamp. O trabalho está no volume 30 do periódico Biomatemática e pode ser acessado neste link (clique aqui). A publicação é resultado de um trabalho desenvolvido pelas alunas do curso de Matemática do Campus Formiga, Bruna Maria Silva e Daiana Luíza Sá, que tiveram orientação do professor José Sérgio Domingues.

O título do artigo é "População de Formiga-MG ajustada pelo modelo exponencial assintótico e sua comparação com os modelos clássicos de Gompertz e logístico". A versão inicial do trabalho já tinha sido eleita o destaque acadêmico de matemática do III Seminário de Pesquisa e Inovação, ocorrido na IX Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG em 2019. A ideia de estudar a dinâmica populacional da cidade partiu da iniciativa das autoras para um trabalho de conclusão da disciplina de Modelagem Matemática, ministrada pelo professor.

O principal objetivo foi desenvolver um modelo matemático que se ajuste bem à dinâmica populacional de Formiga, de forma que possa ser utilizado para fazer previsões do número de habitantes para os próximos anos. Dentre os modelos utilizados, o que melhor se ajustou foi o exponencial assintótico. No estudo, também foi estimada a população limite da cidade, que é o número máximo de habitantes que o município pode atingir se continuar a obedecer o tipo de crescimento apresentado nas últimas décadas. O valor limite encontrado foi de 80.414 habitantes, com uso do método de Ford-Walford. Esse tipo de estudo é inédito para a cidade de Formiga.

registrado em: ,