Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de São João Evangelista se destacam em competição estadual de Administração

Na classificação final das equipes e empresas mentoradas, o IFMG conquistou a segunda posição, junto à empresa “Way Qualificação Profissional”. Como prêmio, a equipe Águias do Vale vai receber uma quantia em dinheiro, além de certificado de participação.
publicado: 25/10/2023 12h03, última modificação: 06/03/2024 15h59

Estudantes do curso de Administração do Campus São João Evangelista foram premiados na edição 2023 do Hackathon, evento que fez parte da programação do XXVIII Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), com o tema “Disruptividade: estratégias e desafios”.

Trata-se de uma competição que reúne instituições públicas e privadas, profissionais de Administração, docentes e alunos em uma maratona de programação colaborativa, na qual diferentes equipes desenvolvem ideias que possam oferecer soluções para desafios relacionados à gestão das organizações. Tudo isso por meio da aplicação eficiente e inteligente das metodologias, técnicas e modernas teorias da Administração, considerando as tendências tecnológicas disponíveis.

Originalmente focado em programação, o termo “hackathon” surgiu da junção das palavras “hack” e “marathon” (maratona). Desde então, eventos nesse formato desafiam os participantes de todas as áreas a encontrarem soluções inovadoras.

O IFMG na edição 2023

O Campus São João Evangelista é uma das instituições de ensino que esteve presente na competição estadual, por meio da equipe “Águias do Vale”, formada pelos alunos Ernane (líder), Marina, Kaline, Lucileia, Glaciany, Clarice, Letícia e Tanara. O nome dado procurou representar a região e o próprio grupo. A águia como símbolo da cidade de São João Evangelista e que representa “aquela que voa mais alto”; e, “vale”, em referência à localização da cidade, na região do Vale do Rio Doce.

Na classificação final das equipes e empresas mentoradas, o IFMG conquistou a segunda posição, com 185 pontos, junto à empresa “Way Qualificação Profissional”. Como prêmio, a equipe Águias do Vale vai receber uma quantia em dinheiro como incentivo, além de certificado de participação.

O supervisor da “Águias do Vale”, professor José Leonardo Rodrigues, explica que competições como essa fortalecem a capacidade de trabalho em equipe, o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro profissional e bacharel em Administração, o que “traz mais percepção e um novo olhar sobre a própria profissão, até mesmo como consultor”, destaca. Segundo o discente e líder do grupo, Ernane Coelho, “a equipe trabalhou muito forte para trazer um material robusto e muita informação que pudesse sanar a dor do empreendedor a respeito de suas ações na empresa”, reforça.

Artigo científico

Já no quesito de artigos científicos o curso de Administração ficou em primeiro lugar com o trabalho “A Internet das coisas no processo de desenvolvimento dos bancos comunitários”, dos alunos Kaline Matos, Marcos Silva, Ernane Coelho e André Coelho, coordenador do curso de Administração e coautor do trabalho.  Haverá também premiação em dinheiro nessa categoria.

O coordenador do curso, André Coelho, ressalta a necessidade da participação de estudantes em eventos desse porte, que estão estrategicamente ligados à profissão, destacando, ainda, a importância do Conselho Regional de Administração ligado à academia. Ele acrescente que, para os alunos do curso, a premiação no evento “pode demonstrar a alta capacidade de desenvolvimento dos discentes do Campus São João Evangelista”, conclui.