Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quatro equipes do Campus Bambuí estão na última fase online da Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 17/06/2019 17h27, última modificação: 19/03/2024 10h32
Exibir carrossel de imagens Prof. Rodrigo Francisco Dias e alunos da equipe “ARLATM”

Prof. Rodrigo Francisco Dias e alunos da equipe “ARLATM”

Terminou em 17 de junho a sexta etapa da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Essa é a última fase online da competição, que conta com quatro equipes formadas no Campus Bambuí, todas formadas por estudantes do 2° e 3° anos dos cursos Técnicos Integrados.

Das 18.505 equipes de todo o país que iniciaram o torneio em maio, permanecem agora pouco mais de duas mil. Nesta etapa os participantes têm como tarefa a elaboração de estudo sobre algum personagem histórico local. “Ao serem instigados a fazer um trabalho sobre a história de vida de um personagem da cidade, os alunos têm a oportunidade de compreender que a História do nosso país não é feita apenas pelos ditos 'grandes heróis da nação'. Todos indivíduos são agentes históricos”, explica o professor Gabriel Abílio de Lima Oliveira, orientador de uma das equipes do Campus: a “Staden”.

Concluídos os trabalhos, os alunos avaliam as tarefas das outras equipes espalhadas pelo do Brasil. A sexta fase online da ONHB terminou no dia 15 de junho e os times classificados para a final presencial serão conhecidos em 19/06. A finalíssima da Olimpíada está marcada para o mês de agosto, na cidade de Campinas – SP. “A participação na ONHB é uma forma diferente de os alunos ampliarem seus conhecimentos relativos à História do Brasil, por meio de pesquisas e da análise de documentos que tratam dos mais diversos temas”, afirma o professor Rodrigo Francisco Dias, orientador das equipes “Arlatm”, “Clã IF” e “Tot”.