Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Itabirito publicam trabalhos em congressos científicos
conteúdo

Notícias

Alunos do Campus Itabirito publicam trabalhos em congressos científicos

As edições de 2020 de dois congressos técnico-científicos contaram com a participação de doze alunos da unidade. Produções abordavam assuntos das áreas de robótica e computação
publicado: 01/10/2020 19h55, última modificação: 15/03/2024 18h42

Os trabalhos de pesquisa de onze alunos do Campus Itabirito foram publicados nas edições de 2020 do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) e do primeiro Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBicet). Os seis projetos contemplados tinham como base, em sua maioria, temas relativos à aplicabilidade de fundamentos da robótica e da computação no cotidiano, como por exemplo, em questões relativas às soluções para o trânsito. 

Para o professor e orientador de seis projetos publicados no CoBicet, Elias Freitas, o sentimento frente às publicações é de orgulho. "Foi muito gratificante ver o esforço e a alegria dos alunos em participar e em ter seus trabalhos publicados no congresso, muitos pela primeira vez. Esse movimento de pesquisar, sintetizar e compartilhar o aprendido, por meio da participação em congressos e publicações, é muito positivo para todos".

Ainda segundo o docente, os trabalhos dos alunos de graduação que foram publicados estão relacionados a projetos de pesquisa, ensino, orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, além de complementos a projetos desenvolvidos em disciplinas lecionadas por Elias. Além desses projetos, um trabalho, realizado em 2019 por três alunos do ensino técnico, será publicado como capítulo de um livro na área, em outubro. 

Saiba mais sobre os congressos 

Realizado a cada dois anos, o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) é um encontro técnico-científico voltado ao setor elétrico nacional, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Dentre os principais objetivos do congresso está a promoção de fóruns de intercâmbio de ideias, informações, conhecimentos e práticas voltadas ao setor elétrico. A edição de 2020 foi realizada entre 25 e 28 de agosto. 

Já o Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBicet) apresentou a proposta de discutir, junto a servidores, docentes e estudantes de Bacharelados Interdisciplinares e de cursos de Engenharia, os avanços e desafios em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas possibilidades. Em 2020, o CoBicet foi realizado entre 31 de agosto e 4 de setembro. 

Confira uma relação com os projetos publicados e seus autores. 

Acesse o canal Robótica em Foco e confira os vídeos dos trabalhos publicados no CoBicet 2020