Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG vencem competição de empreendedorismo em Portugal

Alunos do IFMG vencem competição de empreendedorismo em Portugal

publicado: 20/04/2018 11h29, última modificação: 20/04/2018 11h29

Em intercâmbio na cidade de Porto (Portugal), os alunos do programa Internacionaliza IFMG já ganham destaque fora do país. Uma equipe composta por cinco estudantes do Instituto, de diferentes campi, saiu vitoriosa na 2ª Edição do IdeaChef, desafio organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo do Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep), ocorrido no dia 14 de abril. O grupo é formado por Mike Soares - Ribeirão das Neves, Matheus Henrique - Itabirito, Marcos Gonçalves - Arcos, Lucas Gomes - Governador Valadares e Valtensir Lopes - Sabará.

Nessa edição, o desafio foi de se criar uma solução inovadora para facilitar a adaptação e experiência dos estudantes egressos vindos de fora do Porto. Competindo contra estudantes do próprio Isep, a equipe intercampi do IFMG - assim como as demais - recebeu orientações dos organizadores durante todo o IdeaChef, com o intuito de tirar o melhor proveito possível da ferramenta. Ao final do programa, apresentaram um pitch da solução desenvolvida para uma comissão julgadora.

Para Matheus Henrique, de Itabirito, o IdeaChef “foi uma experiência única. É um jogo teoricamente simples de se fazer, mas que auxilia bastante na organização e definição das melhores ideias para resolver o problema”. Já Mike Soares, de Ribeirão das Neves, viu o programa como dinâmico e motivador, agregando de forma muito positiva ao seu projeto. “Estou em Portugal com uma proposta de projeto que é justamente de conhecer novas práticas para a educação empreendedora. Estou bem animado para compartilhar essa dinâmica no Brasil”, relata.

IdeaChef - Os responsáveis pelo o IdeaChef o definem como "tanto um método quanto uma ferramenta". Funcionando como um jogo de tabuleiro que usa metáforas de culinária, foi projetado para permitir que as equipes convertam ideias de alto potencial em conceitos ou protótipos de trabalho. O ambiente diferente e colaborativo contribui ainda para a melhora das competências de gestão, empreendedorismo e inovação.

Saiba mais sobre o Instituto Superior de Engenharia do Porto e o IdeaChef.