Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos egressos do Campus Ouro Branco recebem premiação

Acontece nos Campi

Alunos egressos do Campus Ouro Branco recebem premiação

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração premiou Pablo Miguel de Souza e José Izabel Liberato Junior pelo desempenho nas disciplinas técnicas ao longo dos cursos em que se formaram.
publicado: 10/09/2021 09h54, última modificação: 13/03/2024 11h35

Os alunos egressos do Campus Ouro Branco, Pablo Miguel de Souza, do Curso Técnico em Metalurgia, e José Izabel Liberato Junior, da Engenharia Metalúrgica, receberam, respectivamente, os prêmios “Professor José Carlos D'Abreu” e Prêmio “Fábio Décourt Homem de Melo” pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

Os ex-alunos concluíram seus cursos em 2020 e foram indicados pelos docentes da área de Metalurgia do IFMG - Campus Ouro Branco pelo destaque nas disciplinas técnicas. Além do certificado de reconhecimento pelo desempenho, os egressos receberam a concessão da anuidade de Associado ABM e um convite para participar do ABM WEEK, o maior evento técnico-científico nas áreas de metalurgia, materiais e mineração da América Latina que irá ocorrer de 7 a 9 de junho de 2022.

Prêmio “Fábio Décourt Homem de Melo”: criado pela ABM em 1998, é outorgado, anualmente ou semestralmente, ao melhor formando dos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. Fábio Décourt Homem de Melo foi associado fundador da ABM, conselheiro e diretor. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Prêmio “Professor José Carlos D’Abreu”: criado pela ABM em 2019, é um reconhecimento para os melhores formandos dos Cursos Técnicos/Tecnólogos de Metalurgia. José Carlos D’Abreu é professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e fez história na siderurgia nacional. Entre os mais de trinta anos de pesquisa em autorredução de minério de ferro, está o desenvolvimento de tecnologia 100% nacional, detentora de patentes em mais de 20 países.

“A premiação contribui para motivar os alunos, uma vez que reconhece o esforço e a dedicação em suas trajetórias”, afirma Heric Silva.

Para o professor, “a ação também é uma maneira de aproximar o IFMG - Campus Ouro Branco da ABM, trazendo mais visibilidade para nossos cursos e nossos alunos e possibilitando o acesso aos benefícios da Associação em termos de publicação, capacitação e eventos”. A entrega da premiação ocorreu no sábado, dia 4 de setembro, e estiveram presentes Gilvander Carvalho, representante da ABM Regional Minas Gerais, e o Heric Silva, coordenador da Graduação em Engenharia Metalúrgica do IFMG Campus Ouro Branco.

Sobre a ABM

A ABM é uma associação civil sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento de pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, dando suporte à indústria e à academia. Desde que foi fundada, em 1944, desenvolve inúmeras ações para assegurar e fortalecer a competitividade das empresas, fomentando a difusão do conhecimento técnico-científico.