Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ano letivo 2022: veja datas de início das aulas

Ano letivo 2022: veja datas de início das aulas

Em fevereiro, volta às aulas em 10 campi do IFMG será presencial. Estudantes devem apresentar o cartão de vacinação para ter acesso aos ambientes de ensino.
publicado: 31/01/2022 11h52, última modificação: 07/03/2024 12h02

A partir de fevereiro, o IFMG dá início às atividades do ano letivo de 2022 em parte de seus 18 campi. Como cada unidade possui seu próprio calendário acadêmico, os estudantes dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação precisam ficar atentos às informações específicas que serão divulgadas por cada campus, de modo que possam se planejar. Neste primeiro semestre, o retorno presencial dos alunos ocorrerá em todas as unidades, de forma gradual, respeitando protocolos e recomendações de segurança sanitária estabelecidos pelo IFMG e pelas autoridades locais.

Em relação aos protocolos internos, a Pró-reitoria de Ensino chama atenção, de forma enfática, para a necessidade dos alunos apresentarem o comprovante de vacinação, conforme prescrito na Portaria nº 846/ 2021. Tal exigência foi, inclusive, chancelada pela Justiça Federal, em decisão do dia 17 de janeiro, que negou habeas corpus a um servidor que solicitou junto à Vara Cível a dispensa da apresentação do comprovante de vacinação.

Até 11 de março de 2022, o IFMG autorizará o acesso de alunos que receberam apenas uma dose da vacina contra a covid-19. No entanto, após essa data fixada por meio do Ofício-circular 11/2022, assinado pelo reitor Kléber Glória, o ingresso nas dependências do campus não será mais permitido, caso o esquema de imunização do estudante ainda não estiver completo.

Além de estarem vacinados, os estudantes deverão respeitar regras como:

• usar máscara de forma adequada (cobrindo nariz e boca) em todos os ambientes do campus;
  • não compartilhar objetos, bem como alimentos;
  • higienizar as mãos com regularidade, utilizando água e sabão ou álcool 70%;
  • sempre que possível, manter o distanciamento social;
  • evitar cumprimentos como aproximação física (como beijos, abraços e apertos de mão);
  • chamar a atenção de colegas que estejam sem máscara ou fazendo uso inadequado da mesma;
  • observar as recomendações sobre utilização de bebedouros e banheiros.

A volta às aulas para o ano letivo 2022 ocorrerá nas seguintes datas:

2 de fevereiro

Campus Ipatinga - cursos técnicos e graduação

Campus Ponte Nova - cursos técnicos e graduação

Campus Ribeirão das Neves - cursos técnicos e graduação

7 de fevereiro

Campus Arcos - cursos técnicos e graduação

Campus Conselheiro Lafaiete - cursos técnicos

Campus Ibirité - cursos técnicos e graduação

10 de fevereiro

Campus Governador Valadares - cursos técnicos e graduação

14 de fevereiro

Campus Betim - cursos técnicos

Campus Piumhi - cursos técnicos e graduação

21 de fevereiro

Campus São João Evangelista - veteranos dos cursos de graduação e do técnico subsequente em Agrimensura

4 de março

Campus Ouro Branco - cursos técnicos e graduação

10 de março

Campus São João Evangelista -  cursos técnicos integrados e calouros dos cursos superiores

14 de março

Campus Betim - graduação

17 de março

Campus Formiga - cursos técnicos e graduação

23 de março

Campus Santa Luzia - cursos técnicos e graduação

28 de março

Campus Congonhas - cursos técnicos e graduação

18 de abril (previsão)

Campus Sabará - cursos técnicos e graduação

2 de junho

Campus Ouro Preto - cursos técnicos e graduação

Finalização do ano letivo 2021

Devido à pandemia, há diversos campi com o calendário letivo de 2021 ainda em andamento, como é o caso de Bambuí, Congonhas, Formiga, Itabirito, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Nessas unidades, as aulas estão sendo ministradas em regime remoto ou híbrido. O retorno presencial para alguns cursos e disciplinas está sendo realizado de maneira gradual, conforme decisões locais.

Os calouros aprovados no Processo Seletivo de cursos técnicos e superiores para os campi que ainda não iniciaram o calendário letivo de 2022 devem ter atenção para as informações de matrícula e de início das aulas, que oportunamente serão divulgadas no site de cada campus.

Leia mais: IFMG passa a exigir comprovante de vacinação