Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca promove programação especial em comemoração do Dia do Estudante

Biblioteca promove programação especial em comemoração do Dia do Estudante

publicado: 31/07/2019 08h34, última modificação: 19/03/2024 10h06

Para comemorar o Dia do Estudante, a Biblioteca Tarquínio José Barboza de Oliveira promoverá uma programação especial para leitores e usuários no mês de agosto.

No dia 14, das 11h às 12h, no Auditório da Biblioteca, ocorrerá o Clube da Leitura com o livro “Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”. A atividade será desenvolvida em parceria com a Pedagogia e a Coordenadoria de Língua Portuguesa e é destinada a toda a comunidade acadêmica. “Quem desejar participar, poderá fazer o empréstimo do livro no balcão de atendimento da Biblioteca para realizar previamente a leitura da obra. No dia agendado, iremos fazer uma roda de conversa sobre o livro”, explica a bibliotecária Kelly Cristiane Morais.

Nos dias 14 e 15, das 16h30 às 18h30, no Laboratório de Informática do Pavilhão Geraldo Nunes, serão realizados treinamentos de formação para uso das bases de dados das bibliotecas digitais da PROQUEST, do software Pergamum e do Portal Capes. Tais atividades serão conduzidas por bibliotecárias do Campus Ouro Preto e são voltadas a todos os servidores e alunos, porém, com maior foco em estudantes, docentes e técnicos administrativos que cursam graduação ou pós-graduação, ou que realizem pesquisas científicas.

“Os treinamentos das bases de dados são importantes por oferecer capacitação a todos que desejam obter informações científicas confiáveis para a consulta e desenvolvimento de pesquisas científicas”, reforça a bibliotecária. Para participar dos treinamentos dos portais é necessário realizar inscrição prévia pelo link . As vagas são limitadas.

Confira a programação:

Saiba mais sobre os treinamentos para uso das bases de dados:

Treinamento PROQUEST (Ebook Central e base de dados Research Library e Technology Collection): treinamento para uso de todas as ferramentas de pesquisa, ao acervo de e-books e periódicos oferecidos pelas Bibliotecas Digitais da PROQUEST ao IFMG. Virá um representante da Base ao Campus para ministrar o treinamento. Atualmente, a base é assinada pelo IFMG e está disponível a todos os usuários das bibliotecas dos campi do IFMG.

Treinamento Pergamum e Introdução ao Portal Capes: treinamento para uso das ferramentas do Pergamum (software de gerenciamento do acervo da Rede de Bibliotecas do IFMG). O software permite que os usuários da biblioteca possam pesquisar o acervo da biblioteca online, fazer reservas e renovações online, conferir datas de devoluções de livros, bastando, para isto, estar conectado à internet e ter ativado o cadastro na biblioteca. O Portal Capes consiste em uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Assessoria de Comunicação Campus Ouro Preto

registrado em: ,