Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecas digitais: tesouros escondidos à distância de um clique
conteúdo

Notícias

Bibliotecas digitais: tesouros escondidos à distância de um clique

publicado: 14/04/2020 15h39, última modificação: 18/03/2024 08h31

Que tal ter acesso gratuito a um acervo de mais de 200 mil títulos de livros virtuais universitários e de formação profissional, além de 17 mil normas técnicas nacionais e estrangeiras somente com um clique? O IFMG desde 2012 tem investido na democratização da informação e na acessibilidade universal às melhores editoras de livros acadêmicos. A fim de potencializar a experiência do usuário nas plataformas de pesquisa bibliográfica, a instituição lançou o curso “Capacitação para o uso das Bibliotecas Digitais”, em ambiente virtual.  

Para se inscrever, basta se cadastrar na plataforma Moodle. CLIQUE AQUI.    

Atualmente, a instituição disponibiliza aos estudantes e servidores as seguintes plataformas: Biblioteca Virtual, ProQuest Ebook Central e Target GEDWeb. 

  • Biblioteca Virtual: É uma multiplataforma com ferramentas de busca avançada e que conta com mais de 3 milhões de usuários no mundo. A plataforma aborda diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, entre outras. Além dos títulos da Pearson, a Biblioteca Virtual é parceira das editoras Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus e Interciência.

  • Target GEDWeb: Com centenas de normas, regulamentos, portarias, resoluções, a Target GEDWeb se destaca por rastrear e atualizar diariamente milhares de informações técnicas e legislações no âmbito da engenharia, saúde, segurança no trabalho, gestão empresarial, normas ABNT NBR/NM, dentre outras.

  • ProQuest Ebook Central: Com interface simples e leitor intuitivo, a ProQuest Ebook Central possibilita o usuário transferir capítulos de livros ou baixá-los completamente em formato PDF, além de possibilidade de fazer anotações nos e-books. São centenas de periódicos, e-books, dissertações, monografias, vídeos e fontes primárias de diversas editoras reunidos em uma só plataforma. Dentre as áreas temáticas estão: ciência, tecnologia, negócios, saúde, artes, educação, engenharia, dentre outros. 

Segundo a coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG, Rejane Valéria Santos, o instituto oferece as melhores plataformas de biblioteca virtual disponível no mercado. “Anualmente, a instituição aporta recursos e investe na aquisição de plataformas acadêmicas virtuais com o objetivo de enriquecer as aulas e as pesquisas dos estudantes. Hoje, o IFMG disponibiliza gratuitamente aos servidores e estudantes mais de 200 mil títulos acadêmicos e centenas de normas técnicas que enriquecem o conteúdo das aulas e pesquisas”, destacou a bibliotecária ao ressaltar que o acervo é composto por obras que enfocam específica ou correlativamente os assuntos ligados às áreas de atuação de cada curso da instituição.

Uma das vantagens das bibliotecas digitais, na avaliação do pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, é a praticidade no acesso ao conteúdo disponibilizado pelas plataformas. “O IFMG tem se esforçado ao proporcionar aos estudantes e servidores, uma bibliografia especializada vasta, disponível em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que o usuário tenho acesso à internet”, disse ele. 

Curso gratuito com certificação 

Para manusear as ferramentas de maneira correta, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) por meio da Coordenação da Rede de Bibliotecas do IFMG, está ofertando o curso “Capacitação para o uso das Bibliotecas Digitais” para os estudantes e servidores docentes e técnicos-administrativos do IFMG. O objetivo é proporcionar ao usuário destas plataformas o conhecimento necessário no uso correto das bases de dados bibliográficas, bem como seu funcionamento e particularidades. 

São 20h de curso, distribuídos em quatro módulos e com certificação. Para se inscrever, basta se cadastrar na plataforma Moodle. CLIQUE AQUI.    

Saiba mais:

Cursos online são boa pedida para ampliar o conhecimento e turbinar o currículo durante a quarentena

 

registrado em: