Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG na Finit 2017: confira alguns dos projetos apresentados

IFMG na Finit 2017: confira alguns dos projetos apresentados

publicado: 31/10/2017 17h05, última modificação: 25/03/2024 12h10

O IFMG participou, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, da segunda edição da Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), em Belo Horizonte. Realizada no Expominas, a feira reuniu um público diversificado - startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia -, com um interesse em comum: o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores.

Com a participação dos campi  Arcos, Bambuí, Betim, Itabirito, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia, o Instituto apresentou, em seu estande, projetos variados, que vão de competição de robótica e esteira auxiliadora transportadora para edificações a calculadora para cegos e iogurte grego com geleia de tomate.

O grupo de Betim, por exemplo, exibiu um protótipo de sensores de pH, temperatura, nível e turbidez, utilizados no processo de fermentação enzimática. Esse processo produz um conservante que pode ser utilizado nas indústrias alimentícia e de limpeza, além de contribuir na produção de biodiesel. A aplicação dos sensores desenvolvidos pelos alunos do cursos de Engenharia da Automação e técnico integrado em Automação, reduz custos e tempo na produção do conservante. O projeto foi orientado pelos professores Flávia Siqueira, Virgil Almeida e Michelle Mendes.

Alunos do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Avançado Itabirito, por sua vez, apresentaram seu projeto de uma calculadora para cegos. A ideia é que essas pessoas possam usar a calculadora sem o auxílio de terceiros, e para isso, a equipe desenvolveu uma calculadora sonora. Por meio de um equipamento eletrônico e um teclado adaptado para braile, o usuário insere a operação e o sistema emite sons do código morse referentes aos números aplicados e ao resultado. O orientador do grupo, professor Marcus Diadelmo, se diz contente com a experiência de participar da Finit. "Os alunos gostaram muito e elogiaram o público diverso que compareceu ao evento", comenta.