Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi do IFMG discutem sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

Campi do IFMG discutem sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

publicado: 28/03/2019 14h10, última modificação: 19/03/2024 11h15

Chegando na reta final de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFMG, a equipe da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap) e da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) esteve visitando os 18 campi da instituição com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica na participação da construção do documento e orientar sobre o processo de elaboração dos objetivos estratégicos e metas institucionais para os próximos cinco anos.

O PDI é um documento que norteará o planejamento estratégico na área acadêmica, administrativa e gerencial do IFMG, traçando novas formas de dialogar com a sociedade para o atendimento às demandas de ensino, pesquisa e extensão da região onde a instituição atua.

DDI Itinerante

Simultaneamente, duas equipes estiveram visitando os 18 campi e se reunindo com o corpo diretivo para fornecer informações socioeconômicas da microrregião e um diagnóstico completo sobre o campus. Além disso, a gestão do campus teve acesso ao resultado da gamificação realizada em 2018, forma interativa que levantou os pontos fortes e fracos da instituição em parceria com a comunidade acadêmica. Tais dados irão subsidiar as tomadas de decisão para a reestruturação e a expansão de cursos, dentro da perspectiva de um planejamento democrático-participativo.

Ao avaliar as visitas, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Adriano Tonelli, ressaltou a importância do contato direto com os campi na construção do PDI. "Essas reuniões foram relevantes no sentido de que os campi receberam todas as informações necessárias para a realização de um bom planejamento de curso, de pessoal e de infraestrutura do IFMG. Quando a instituição se desenvolve respeitando às realidades regionais, a qualidade do planejamento tem impacto direto no uso adequado dos recursos disponíveis", disse Tonelli.

Durante a reunião no Campus Governador Valadares, o pró-Reitor de Administração do IFMG, Leandro Antônio da Conceição salientou que o trabalho em conjunto resultará em um documento que realmente reflita as necessidades do Instituto e dos públicos atendidos.

“A gente anda pelos campi porque acredita que é com essa relação ‘olho no olho’ que vamos resolver muita coisa. Contem conosco da Reitoria para vir aqui e na região sempre que precisar para construirmos ações conjuntas em defesa do fortalecimento dos Institutos Federais”, disse o pró-reitor.

Consulta à comunidade
O 'start' de construção do PDI iniciou-se em agosto de 2018 com a formalização da comissão gestora do projeto e o início da discussão sobre os conceitos de visão, missão e valores do IFMG. Após isso, a comunidade acadêmica esteve envolvida no projeto chamado "Game of Campi", jogo interativo que movimentou 12.050 interações na plataforma virtual e que premiou os campi de Ribeirão das Neves, Ipatinga e Ponte Nova pela alta participação.

O prazo final para entrega dos planejamentos está marcado para 05 de abril, de acordo com decisão tomada na última reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no Campus Arcos, em 27 de fevereiro.

Matérias relacionadas:

Campeões do “Game of Campi” recebem premiação pela contribuição ao PDI

Conheça o IFMG e sua estrutura

Gestores participam de oficina para construção do PDI