Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Arcos realiza Mostra de Trabalhos Acadêmicos Integradores

Acontece nos Campi

Campus Arcos realiza Mostra de Trabalhos Acadêmicos Integradores

No evento, foi apresentado o protótipo de veículo off-road do Projeto Baja, desenvolvido pelos estudantes do curso de Engenharia Mecânica.
publicado: 18/07/2023 13h47, última modificação: 07/03/2024 09h46

O IFMG - Campus Arcos realizou, no dia 30 de junho, a Mostra de Trabalhos Acadêmicos Integradores (TAI) do curso de Engenharia Mecânica. No evento, foi apresentado o protótipo de veículo off-road do Projeto Baja, desenvolvido pelos estudantes. A mostra é aberta à visitação da comunidade e recebeu representantes da Associação Comercial e Empresarial de Arcos e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de autoridades municipais.

O Trabalho Acadêmico Integrador trabalha a metodologia de ensino baseada em projetos. Durante o curso de Engenharia Mecânica, existem 10 disciplinas denominadas TAI, ocorrendo desde o primeiro período. Ao final de cada período, os grupos apresentam os projetos desenvolvidos às bancas examinadoras e, logo após, realizam a mostra.

O prefeito da cidade, Professor Baiano, e o vice-prefeito, Sérgio Vilela, conferiram de perto os projetos. “Tive a oportunidade de conversar com os estudantes e conhecer o trabalho deles. Estou impressionado com a qualidade de tudo. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho que o IFMG Arcos está desenvolvendo na educação. E somos parceiros de primeira hora. Investir na educação é a certeza de um grande retorno”, comentou o prefeito.

O que é o Projeto Baja?

O Baja é um projeto para estudantes de engenharia (mecânica, elétrica e de produção), que consiste em projetar, simular, construir, testar e, finalmente, competir com um protótipo de veículo off-road, seguindo o regulamento elaborado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

registrado em: