Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí tem programação comemorativa aos 52 anos da unidade

Acontece nos Campi

Campus Bambuí tem programação comemorativa aos 52 anos da unidade

Confira programação de eventos online que integram comemorações ao longo desta semana.
publicado: 17/08/2020 17h57, última modificação: 17/08/2020 18h01

No dia 20 de agosto, o Campus Bambuí faz 52 anos e, ao longo dessa semana contará com uma programação comemorativa. O campus  organizou uma série de palestras virtuais, que serão realizadas entre hoje e quinta-feira, às 19h, no seu canal do Youtube

Os encontros abordarão, por meio de exposições de personalidades da área acadêmica, temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica. Acesse aqui a programação completa.

17/8: Institutos Federais: um projeto de educaçaõ do futuro
Marcelo Feres (IFB)

18/8 - O papel da Extensão na promoção da Educação
Maria Araci (IFNMG)

19/8 - Os desafios da Pesquisa nos Institutos Federais
Fabiano Guimarães (IF Goiano)

20/8 - O papel  da Educação pós-pandemia
Luiz Cláudio Costa (UFV/IREG)

Clique aqui e participe!

Ícone

A unidade, que tem vocação agrícola, lançou também um selo comemorativo para a data. Na imagem está representado o antigo trator exposto próximo ao setor de mecanização, que resgata uma parte importante da história da unidade: o início com o curso de Formação de Tratoristas do então Posto Agropecuário.

Segundo o diretor-geral, Rafael Bastos Teixeira, a escolha do trator para compor o material foi devido à sua representação. “Esse trator representa um marco inicial da instituição, que teve como propósito de criação a formação de tratoristas para ampliar o desenvolvimento regional. É um dos símbolos da nossa composição institucional.”

História

O veículo é um modelo Farmall Cub produzido pela empresa americana International Harvester, que chegou ao antigo Posto Agropecuário em meados da década de 50. O objetivo era apresentar às comunidades rurais as possibilidades do aumento da produção agrícola com o uso dessa nova tecnologia.

O crescente interesse da comunidade motivou a criação do primeiro curso de tratorista do Oeste de Minas para atender exclusivamente aos filhos de produtores rurais. No curso, era ensinado sobre manutenção e operação de máquinas e tratores agrícolas, além de Matemática e Português. As aulas duravam nove meses, para coincidir com o período de preparo do solo até a colheita das principais culturas agrícolas da região. Com os filhos formados, os fazendeiros passaram a adquirir tratores e implementos agrícolas.

Além desse trator, foram adquiridos outros veículos e máquinas para prestar serviços às comunidades rurais das cidades atendidas pelo Posto Agropecuário: Bambuí (que na época tinha como distritos Medeiros e Tapiraí), Campos Altos, Dores do Indaiá, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Piumhi e São Roque de Minas. Faziam-se açudes, estradas, terraços, carreadores e até campos de futebol de várzea.