Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí lança primeiro aplicativo institucional

Acontece nos Campi

Campus Bambuí lança primeiro aplicativo institucional

Ferramenta promete ampliar os canais de comunicação utilizados entre professores, alunos, técnicos e comunidade externa
publicado: 05/06/2019 17h54, última modificação: 19/03/2024 10h44

O aplicativo “IFMG Campus Bambuí” foi lançado no mês de maio e já está disponível para download na Google Play Store. A ideia inicial do projeto partiu do diretor-geral, Rafael Bastos, e do Setor de Relações Institucionais. O projeto foi apresentado ao professor do núcleo de computação, Eduardo Melo, que, em parceria com o ex-aluno do curso de Engenharia da Computação, Yago Nunes, desenvolveu o aplicativo.

A primeira versão da ferramenta foi parte de um trabalho de conclusão de curso, porém despertou interesse dos gestores e, agora, segue como projeto institucional. O objetivo do software é ser um novo meio de comunicação entre o IFMG e seu público-alvo, em especial, alunos e servidores do campus. Isso porque as funções desempenhadas pelo aplicativo atendem demandas do próprio campus, como um mapa interativo do espaço, cardápio do restaurante e horários de ônibus.

Além disso, nessa primeira versão, o usuário pode acessar notícias e datas de eventos. Outro recurso com o qual o aluno ou servidor pode ter contato através do aplicativo é um especial de 50 anos do Campus Bambuí. O material promove uma viagem ao ano de 1968, quando o espaço ainda era o Posto Agropecuário.

Importância

O diretor de Relações Institucionais do Campus Bambuí, Gilberto Adriano Guimarães, destacou a importância do aplicativo não só como uma ferramenta de auxílio, mas também como resultado de um processo didático. “O aplicativo, além de ser mais um canal de comunicação interna da instituição, teve um propósito didático e inovador com o envolvimento de alunos, professores e técnicos administrativos no seu desenvolvimento. Agora, (o aplicativo) contribuirá ainda mais para o fortalecimento da marca IFMG.”

As últimas adequações na ferramenta foram feitas por professores e alunos, além de um programador visual.

Avaliações

O aplicativo já apresenta, na Google Play Store, um número superior a 100 downloads e as avaliações são positivas. A ferramenta já soma uma nota média de 4,9 (a nota máxima é de 5 pontos).

Saiba mais!

registrado em: ,