Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim conquista vaga para etapa estadual de competição de robótica

Campus Betim conquista vaga para etapa estadual de competição de robótica

publicado: 25/08/2017 00h00, última modificação: 01/09/2017 16h50

7f80287c-aa2a-4c90-91d8-fa4f50d500f3.jpegNo dia 20 de agosto de 2017, o Campus Betim participou da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade prática, realizada em São João Del Rei.

Em sua primeira participação, o campus  foi representado por quatro equipes, acompanhadas pelos professores Maurício Monteiro da Silva, Michelle Mendes Santos, Virgil del Duca Almeida e Welinton La Fontaine Lopes.

As equipes de Betim tiveram aproximadamente um mês para montar e programar o robô da competição, uma vez que os materiais necessários para a tarefa foram adquiridos recentemente.

A equipe IFMG-Betim2, composta por Giovanni Alvarenga Vieira Soares, Paulo Henrique Maciel Pádua, Pierre Victor da Silva Sousa e Vinícius Octávio Martins Moura, conquistou a medalha de prata e participará da etapa estadual, a ser realizada em 16 de setembro, no CEFET-MG.

Preparando-se para a etapa estadual, a equipe IFMG-Betim2 dedica todos os horários livres para esse projeto. De acordo com os estudantes Giovanni, Paulo e Vinícius, na etapa regional, por inexperiência, chegaram a montar e remontar o robô mais de dez vezes. Desta vez, estão trabalhando na estrutura para depois focar na programação. A equipe também destacou que o resultado na etapa regional da competição superou todas as expectativas, pois as equipes do Campus Betim contavam com poucos recursos.

Da equipe IFMG-Betim3, a estudante Jéssica Sâmea considerou a experiência muito positiva, pois foi necessário desenvolver habilidades sob pressão. Já os estudantes Mateus e Fábio relataram que, apesar do pouco tempo para preparação, a primeira experiência na competição foi surpreendente.

A professora Michelle destacou que todas as equipes estão de parabéns, pois desenvolveram um excelente trabalho. Para ela, “o Campus Betim competiu com equipes consolidadas, que já participam há várias edições da OBR e, apesar do pouco tempo de preparo, de todas as incertezas e inexperiência, o resultado foi surpreendente.

Confira mais fotos aqui.

Equipes do Campus Betim:

• IFMG-Betim1: Douglas Raynner da Silva Santos; Raiter Júnior Barbosa Santos; Raphael de Assis Silva; Wendler de Souza Queiroz.
  • IFMG-Betim2: Giovanni Alvarenga Vieira Soares; Paulo Henrique Maciel Pádua; Pierre Victor da Silva Sousa; Vinícius Octávio Martins Moura.
  • IFMG-Betim3: Fábio César Marra Filho; Jéssica Sâmea da Silva Moreira; João Paulo dos Santos Barbosa; Mateus Felipe da Silva Maia.
  • IFMG-Betim4: Douglas Evangelista dos Santos; Júlio Cesar Rocha de Oliveira Souza; Paula Cristine de Oliveira; Camila Andrade Ribeiro dos Reis.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada em duas modalidades: teórica e prática. Na modalidade prática, o desafio consiste em construir e programar um robô que desempenhará uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas. Já a modalidade teórica é uma prova escrita.

Fonte: (Comunicação Campus Betim)