Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Conselheiro Lafaiete realiza a V Semana de Ciência e Tecnologia

Acontece nos Campi

Campus Conselheiro Lafaiete realiza a V Semana de Ciência e Tecnologia

Evento teve programação de palestras, apresentação de projetos e premiação.
publicado: 03/11/2022 16h54, última modificação: 09/03/2024 08h14

Na última semana do mês de outubro, o Campus Conselheiro Lafaiete sediou a ‘V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG’. A atividade faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, o campus promoveu diversas palestras relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica visando aproximar professores e estudantes em torno do processo de produção do conhecimento, além de fomentar a instrumentalização da comunidade do campus em espaços além da sala de aula.

Dentre as atividades realizadas, os professores Carlos Henrique Alves Cruz e Matheus Souza Verona promoveram duas palestras: "Os 200 anos da Independência do Brasil: diferentes interpretações de um evento histórico" e "Direitos trabalhistas: o que preciso saber".

Além disso, os estudantes dos cursos integrado em Mecânica e Eletrotécnica apresentaram o projeto “PICS no SUS: inovação em 200 anos de saúde pública e cuidado integral do ser”.  Já os estudantes do curso subsequente em Mecânica tiveram a oportunidade de participar de um treinamento sobre motores a combustão interna, promovido pelo engenheiro da empresa CYA Tratores, Carlos Junior.

A Semana de Ciência e Tecnologia foi encerrada no dia 31 de outubro com a entrega dos certificados dos projetos participantes. Veja abaixo a classificação:

1º lugar - “PICS no SUS: inovação em 200 anos de saúde pública e cuidado integral do ser” - Autores: Anderson do Souto e Cristianele Lima Cardoso.

2º lugar - “Outras independências: a construção da brasilidade em diversos tons” - Autores: Carlos Henrique Alves Cruz e Viviane Gonçalves Curto.

3º lugar - "Hospícios, manicômios, colônias: discutindo questões sócio-históricas ligadas à saúde mental no Brasil" - Autores: Mariana Schuchter Soares, Sintia Soares Helpes e Venilson Luciano Benigno Fonseca.

Clique Aqui | Encerramento da V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete