Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Governador Valadares ofertará curso superior de Engenharia Civil

Campus Governador Valadares ofertará curso superior de Engenharia Civil

Nova graduação será oferecida à comunidade já a partir do primeiro semestre de 2019. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para o período noturno. A forma de ingresso nos cursos superiores do IFMG, desde 2017, se dá pela nota do Enem. Edital do processo seletivo 2019/1 será divulgado em breve.
publicado: 28/09/2018 17h35, última modificação: 20/03/2024 09h33

A criação do curso de bacharelado em Engenharia Civil pelo Campus Governador Valadares foi confirmada por meio da aprovação do Consup - Conselho Superior do IFMG (Resolução N° 30). O curso ocorrerá na modalidade presencial, com duração de cinco anos (10 semestres) e aulas presenciais no período noturno. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas com entrada anual. A forma de ingresso será via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para o diretor Geral do campus, prof. Willerson Custódio da Silva, a nova graduação contribuirá significativamente com o desenvolvimento tecnológico e científico da cidade e região. “Esse curso vem atender a um anseio da comunidade que manifestou interesse em obter qualificação nessa área. Essa conquista reafirma o compromisso do Instituto em contribuir com os arranjos produtivos locais e a democratização da educação, por meio da oferta de ensino público, gratuito e de qualidade”, salienta.

Entenda o processo

No Plano de Desenvolvimento Institucional IFMG 2014-2018 já constava a proposta do curso. Em junho de 2017, o campus convidou a comunidade a participar de uma pesquisa de interesse para novos cursos. O bacharelado em Engenharia Civil foi apontado como prioridade para 41% das pessoas que apresentaram interesse em um dos possíveis cursos sugeridos pelo campus na consulta, seguido por Engenharia Ambiental e Sanitária (27%), Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (14%), Técnico em Edificações (11%) e Técnico em Logística/EaD (7%).

De forma complementar, o resultado foi discutido pelo comitê formado por docentes do campus com formação em Engenharia Civil e Arquitetura, que desenvolveu o Projeto de Criação do Curso de Engenharia Civil IFMG-GV. O documento foi apreciado e aprovado pelo Conselho Acadêmico do campus em 24/05/2018.

Uma nova consulta pública de interesse foi realizada em junho de 2018 junto à comunidade acadêmica e externa que referendou a importância da criação da nova graduação. Veja a seguir alguns comentários dos participantes da pesquisa:

“Pelo IFMG ser uma instituição que chegou com qualidade em Governador Valadares, poderá sim trazer um ensino de tão grande qualidade e de uma maneira que irá contribuir para o crescimento de grandes profissionais. Faço Engenharia Civil em outra instituição de ensino, e com toda certeza se tiver este curso eu trocaria de instituição independente da distância.”

“O projeto demonstra de forma clara o potencial do curso em fornecer profissionais capazes de atender as necessidades da região no âmbito da construção civil.”

“É uma área de muita demanda na nossa região, logo, terá muitos interessados.”

“Excelente iniciativa! Uma sugestão é ofertar à população (com critérios de equidade no acesso) projetos sociais, melhorando as moradias das pessoas e famílias, e assim, consequentemente, a saúde. Parabéns à equipe do IFMG!”

“Traria maior movimentação econômica para a cidade com estudantes oriundos de fora, além de aumentar a qualidade e satisfação dos universitários valadarenses que não tem oportunidade e condições de pagar uma faculdade particular.”

“Entendo que a criação do curso atenderá uma grande parcela de estudantes da cidade e região que buscam uma oportunidade para se aperfeiçoar e se capacitar para o mercado de trabalho com chances reais para alcançar estabilidade profissional além da realização pessoal!!!”

“Mais uma excelente oportunidade que agregará valor em GV, com ensino de qualidade. A junção das engenharias ambiental, de produção e agora a civil poderá gerar de forma integrada novas pesquisas e desenvolvimento para nossa região.”

"Sou engenheiro civil e tenho a certeza que o curso de engenharia civil, ainda mais em um instituto federal, será de grande valia à região!"

Os próximos passos para a constituição da nova graduação envolvem a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e a Matriz Curricular.

Formas de ingresso
Desde o segundo semestre de 2017 o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) utiliza exclusivamente a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério para aprovação e ingresso de candidatos em seus cursos superiores. É permitido ao interessado utilizar a maior das notas obtidas nas três últimas edições exame.