Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ipatinga participa da 32ª Feira Cultural do Sertep

Ipatinga participa da 32ª Feira Cultural do Sertep

publicado: 12/07/2017 00h00, última modificação: 31/07/2017 13h57

O curso de Automação Industrial do Campus Avançado Ipatinga apresentou, no início de junho, o projeto intitulado “Processo Automatizado de Reutilização da Água de Lavadoras para Limpeza Doméstica”, durante a 32ª Feira Cultural do Serviço de Educação Técnico e Profissionalizante (Sertep). O tema deste ano foi “A influência da tecnologia no meio ambiente”. No evento, os alunos demostraram na prática os conhecimentos adquiridos nos cursos ofertados pela Instituição.

O projeto apresentado pela turma teve como objetivo conscientizar e apresentar uma alternativa sobre o aproveitamento da água dispensada nos processos de lavagem de roupa, para a realização da limpeza doméstica.  De acordo com o Instituto Akatu, as reutilizações da água dispensada pelas lavadoras de roupas domésticas podem proporcionar uma economia de até 5% no consumo de água em casas.

De acordo com o professor do campus, Gabriel Miranda "a ideia veio dos próprios alunos. A reutilização da água das lavadoras (que antes era totalmente descartada) surgiu como objetivo e conseguimos desenvolver o projeto, em curto prazo, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso”, afirma.

Para o professor Willian Ferreira, "a proposta do projeto partiu de uma necessidade do cotidiano dos alunos, alinhado ao pensamento sustentável incitado durante o curso. O projeto buscou aplicar os conhecimentos adquiridos, além de demonstrar o potencial da automação para a busca por um mundo mais sustentável”, relata.

A parceria entre o IFMG e o Sertep teve início em fevereiro de 2017 e objetiva estabelecer cooperação técnica, educacional, científica e cultural entre as instituições no campo do Ensino, promovendo atividades, programas e projetos de interesse comum.

Fonte: (Comunicação Campus Avançado Ipatinga)