Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito promove mais um ano do projeto “Cartinhas de Natal” em escolas e creche

publicado: 20/12/2023 13h57, última modificação: 06/03/2024 15h19

No início de dezembro, ocorreu mais uma edição do projeto “Cartinhas de Natal”, parceria entre o Campus Itabirito e a CDL local que está em vigor desde 2017. Em 2023, a iniciativa atendeu 770 crianças, de zero a 13 anos, matriculadas em uma creche e três escolas municipais.

Confira as instituições contempladas:

06/12 – Escola Municipal Ribeirão do Eixo (entrega na Casa do Papai Noel, Praça da Estação)

Natal - Ribeirão do eixo-182.jpg  Natal - Ribeirão do eixo-195.jpg  Natal - Ribeirão do eixo-214.jpg

06/12 – Centro de Educação Infantil Tia Lolinha (entrega na própria creche, Bairro Padre Adelmo)

Natal - Creche (49).jpg  Natal - Creche (58).jpg  Natal - Creche (63).jpg

07/12 – Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho (entrega na própria escola, Bairro Marzagão)

Natal - Marzagão (75).jpg  Natal - Marzagão (138).jpg  Natal - Marzagão (151).jpg

12/12 – Escola Municipal Laura Queiroz (Bairro Esperança)

O projeto conta com o apoio das comunidades interna e externa e promove a relação entre a criança que escreve a cartinha e o voluntário que se propõe a conhecer melhor seu afilhado através da leitura da missiva. Dessa forma, o padrinho providencia um presente de Natal e encaminha ao afilhado por meio do projeto, tornando-se um ajudante do Papai Noel.

Inicialmente, é feito um trabalho de orientação da escrita das cartinhas. As crianças são incentivadas a escreverem sobre com quem moram, do que gostam de brincar, do que gostariam de brincar, que tipo de guloseima gostariam de comer, histórias engraçadas que ocorreram com elas, o que as deixam tristes; o que querem ser quando crescerem, o que mais gostam no Natal, o que mais gostam na escola, entre outros assuntos.

Um grupo de voluntários do projeto auxilia as crianças menores na escrita, de forma que, até mesmo aquelas que ainda não estão alfabetizadas, possam contar um pouco de suas histórias e dia a dia.

Alguns estabelecimentos comerciais da cidade, parceiros do projeto, disponibilizam canais de comunicação para facilitar a compra dos presentes para que padrinhos, mesmo de outras cidades, possam participar, contribuindo para a economia local. As próprias lojas entregam os presentes no campus.

O desenvolvimento do projeto culmina em um evento onde os presentes são entregues pelo próprio Papai Noel, em um dia muito festivo, com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

Ser um padrinho é bem simples e fácil:

1º - Você solicita as cartinhas e se compromete a apadrinhar quantas crianças puder.

2º - Recebe as cartinhas, pessoalmente ou digitalizadas, e providencia os presentes. A faixa de preço sugerida por presente varia a cada ano. Em 2023 foi de 50 a 100 reais.

3º - Encaminha o presente ao Campus Itabirito e, assim, já é oficialmente um ajudante de Papai Noel! Ele levará, pessoalmente, os presentes até as crianças.

Mensagem da CDL sobre o projeto "Cartinhas de Natal"

(Fonte: Campus Itabirito/CDL)

registrado em: