Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Por uma alimentação mais saudável
conteúdo

Notícias

Por uma alimentação mais saudável

Desde fevereiro o Campus Ouro Branco tem ofertado, lanches saudáveis para os alunos dos cursos técnicos integrados. Bananas, maçãs, goiabas, biscoito salgado, iogurte e barra de cereal compõem o cardápio semanal.
publicado: 05/04/2019 13h59, última modificação: 19/03/2024 14h27

“Estou achando isso muito positivo. Tem me incentivado a ser mais saudável. Eu não costumo comer frutas em casa, mas agora estou comendo aqui”, explica Fernando Boechat, discente curso técnico integrado em Administração. A iniciativa, trazida pelas Pró-Reitorias de Extensão e Administração e Planejamento do IFMG, faz parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que oferece alimentação e promove ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. 

Os alimentos, que passam por criteriosa inspeção e acondicionamento correto, são distribuídos gratuitamente aos alunos durante o intervalo matinal e conta com o trabalho voluntário de servidores e estudantes. Segundo o diretor da unidade, Lawrence Gomes, essa é uma ação pioneira entre os campi que não possuem restaurante universitário

“Estou achando isso muito positivo. Tem me incentivado a ser mais saudável. Eu não costumo comer frutas em casa, mas agora estou comendo aqui”

 A assistente de alunos Gracielle Paixão, que integra a comissão local do Pnae, conta que “nos primeiros dias os estudantes ficaram curiosos para saber se o lanche era gratuito e se todos os alunos do integrado teriam direito”. A oferta dos lanches já tem mudado os hábitos alimentares de alguns alunos. 

 A divulgação do cardápio e o controle para distribuição é feita através de um aplicativo, no qual os alunos se inscrevem e apresentam um QR Code no momento de receber o lanche. “Desta maneira, é possível fazer uma previsão da quantidade de alimentos que será consumida, evitando grandes sobras e desperdício”, explica Jaqueline Rocha, servidora responsável pela requisição dos alimentos aos fornecedores.

A proposta da direção e comissão local do Pnae prevê, ainda, a reutilização dos resíduos como material orgânico para a composteira do Campus.

Aplicativo
 A iniciativa foi tão bem recebida entre os alunos que despertou em um grupo de estudantes o desejo em desenvolver um aplicativo para aprimorar a distribuição e coletar dados que facilitem o gerenciamento do programa. Formado por quatro alunos, dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática, a proposta é desenvolver o aplicativo como um trabalho multidisciplinar de conclusão de curso. 

Comissão central
Paulo César Lourenço,  diretor de Assistência Estudantil,  explica que foi montada uma comissão central para tratar desse assunto no Instituto. A pró-Reitoria de Administração e Planejamento fez um estudo das condições nos campi para avaliar a compra de equipamentos necessários, como freezers e utensílios para acondicionar  de forma correta os alimentos. Além disso, três nutricionistas do IFMG estão vistoriando todos os campi para atestar as condições de implementação do programa.