Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto realiza a 3ª Semana de Física

Campus Ouro Preto realiza a 3ª Semana de Física

publicado: 29/06/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h22

Com a proposta de promover a ciência e a importância da carreira docente, o Campus Ouro Preto realizou, entre os dias 21 e 23 de junho, a 3ª edição da Semana de Física. “Pensando a Física e suas interconexões” foi o tema escolhido para o evento, que contou com palestras, oficinas, apresentação de pôsteres e mostra de experimentos.

Para o professor da licenciatura em Física do campus e organizador do evento, Luellerson Carlos Ferreira, a Semana foi bem sucedida e cumpriu seu papel: “o intuito era cativar os alunos, promover a carreira docente, em geral, e a do físico-educador-interdisciplinar, em específico. Espero que tenhamos angariado alguns corações”.

Ele destaca as contribuições das palestras promovidas nos três dias do evento. “Na quarta-feira, tivemos uma mesa-diálogo de abertura em que os ouvintes puderam vislumbrar as possibilidades que o futuro reserva aos nossos licenciados em Física, nos campos do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Na quinta e na sexta, tivemos valorosas contribuições de palestras versando sobre metodologias de ensino, divulgação científica, práticas pedagógicas e um pouco da vida e obra do gênio Albert Einstein. Vale ressaltar que, nas palestras, tivemos na plateia, além do público geral, a participação tanto de nossos alunos da Licenciatura em Física, quanto dos licenciandos em Geografia (acompanhados dos respectivos professores), enfatizando o caráter didático-pedagógico do evento”, afirma.

Ainda de acordo com o professor, um momento especial foi a Mostra dos Experimentos de Física, promovida pelos alunos da Licenciatura envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). “A ideia da atividade era que nossos ‘Pibidianos’ apresentassem aos alunos do Ensino Médio de nosso Campus alguns experimentos que eles já trabalham nas escolas da rede estadual de ensino, assim como outros que representam de forma lúdica os fenômenos físicos observados no dia a dia”.

No período diurno, oficinas direcionadas aos alunos da licenciatura em Física propiciaram uma oportunidade para que os estudantes desenvolvessem habilidades tanto na linha pedagógica quanto na da física teórica. O evento contou, também, com mostra de pôsteres, com apresentação de trabalhos de estudantes dos campi Ouro Preto e Itabirito e do CEFET-MG campus Nepomuceno.

Fonte: (Comunicação Campus Ouro Preto)