Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto sedia 1º Seminário de Internacionalização do IFMG

Campus Ouro Preto sedia 1º Seminário de Internacionalização do IFMG

publicado: 19/09/2016 00h00, última modificação: 26/03/2024 16h15

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) promoveu, no dia 9, no Campus Ouro Preto, o 1º Seminário de Internacionalização do IFMG. Com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências com outras instituições, bem como uma reflexão sobre as possibilidades de atuação do Instituto na área internacional, o evento reuniu diretores de campi, pró-reitores, professores de idiomas, representantes do programa Idiomas sem Fronteiras, do governo do Estado e de assessorias internacionais dos campi, além do Consul Honorário da Alemanha em Minas Gerais, Victor Sterzeik.

Ao longo de todo o dia, o público presente teve a oportunidade de conhecer a experiência no processo de internacionalização e do ensino de idiomas de outros IFs, de assistir a relatos de professores e alunos sobre seus estudos no exterior, além de saber mais sobre oportunidades de cooperação internacional e perspectivas da internacionalização por órgãos de fomento.

Na abertura do evento, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Extensão, Neimar de Freitas Duarte, representando o reitor do IFMG, ressaltou que a qualidade do ensino passa também pela internacionalização. “A Instituição não quer apenas fazer convênios. Queremos que a internacionalização passe pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão e que traga frutos para o IFMG”.

A diretora-geral do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, falou sobre a importância de se “olhar para fora” para que, a partir das experiências externas, o IFMG compartilhe, também, suas experiências. “Cada aluno e professor que se afasta da Instituição e vive outra realidade necessariamente transforma a realidade na qual está inserido. Tudo isso faz com que nossas instituições se enriqueçam e que não fiquem fechadas em si mesmas”.

Oportunidades

Para a assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Magalhães, o evento foi importante para que o IFMG conheça as experiências do IF Sudeste e do IF Triangulo, reflita sobre internacionalização e trace seus próprios objetivos. “Abordamos, ainda, a aproximação do Instituto com o governo do Estado (Fapemig e Sectes) e também com a Alemanha - país com o qual teremos ações a serem desenvolvidas em breve. Outro ponto discutido foi a demanda de criação do centro de idiomas. Foi extremamente importante a participação e contribuição dos professores de línguas do IFMG presentes”, destaca.

Ainda de acordo com Ana Cristina, a ideia é que a Arinter ganhe mais espaço nas ações institucionais, ampliando as oportunidades para mobilidade acadêmica para discentes e docentes. “Nossa intenção foi sensibilizar os gestores, pois muito do trabalho realizado pela Assessoria depende de um entendimento sobre a relevância da experiência acadêmica internacional. A internacionalização deve fazer parte das políticas traçadas no IFMG”.

Algumas estratégias já estão em andamento no Instituto: uma comissão está iniciando as atividades na formulação de uma política de mobilidade, incluindo a discussão sobre estágios realizados fora do país e mobilidade acadêmico para o ensino nível médio (técnico). Outra ação em desenvolvimento é a elaboração de um edital com recursos institucionais para mobilidade acadêmica para o nível superior, com participação de instituições parceiras.

Fonte: ( Campus Ouro Preto)