Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerca de 12 mil alunos voltam às aulas para o 2º semestre letivo 2018

Cerca de 12 mil alunos voltam às aulas para o 2º semestre letivo 2018

publicado: 30/07/2018 13h31, última modificação: 21/03/2024 08h05

Nesta segunda-feira e nos próximos dias, cerca de 12 mil estudantes retornam às aulas nos campi do IFMG. O início do segundo semestre letivo de 2018 ocorre em 16 das 18 unidades do Instituto, neste final de julho e início de agosto. A volta às salas de aula marca a retomada das atividades acadêmicas dos cursos técnicos e da graduação. Nos campi nos quais há o ingresso de calouros, algumas atividades de recepção estão programadas, como aulas inaugurais e reuniões de orientações para os novos alunos.

É o caso de Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves, que estão recebendo 377 estudantes com ingresso feito por meio do Processo Seletivo ou do Sisu. No Campus Congonhas, as aulas inaugurais foram realizadas nos dias 23 e 24 de julho, enquanto os alunos veteranos tiveram as atividades reiniciadas no último dia 25. A recepção dos calouros do Campus Governador Valadares foi feita no dia 23. As aulas também já começaram no Campus Conselheiro Lafaiete, que recebeu os estudantes no dia 25.

Hoje, 30 de julho, o retorno ocorre nos campi Bambuí, Itabirito, Ouro Branco e São João Evangelista. Já amanhã, dia 31, está prevista a retomada das aulas em Ponte Nova e Ribeirão das Neves. Em Betim, o reinício será na quarta-feira, 1º de agosto. Na semana que vem, no dia 6, as atividades recomeçam nos campi de Arcos, Piumhi, Sabará e Santa Luzia. Já em Formiga, a chegada dos alunos será no dia 8, para os cursos técnicos, e no dia 13, para os cursos de graduação. No Campus Ipatinga, somente os estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho já estão em aula desde o dia 25. Os demais voltam no dia 6.

Para o Campus Ouro Preto, o início das atividades do segundo semestre letivo está previsto para o dia 8 de outubro, devido à reposição de greve. Os estudantes seguem nesse início de agosto com o cronograma relativo ao primeiro semestre e terão férias em setembro e outubro. No Campus Ibirité, em fase de implantação, ainda não há previsão de aulas neste segundo semestre.

Entre as atividades acadêmicas previstas está o Planeta Inovação, que ocorrerá já no mês de agosto, entre os dias 20 e 25, no IFMG - Campus Sabará. O evento é aberto à comunidade e as inscrições são gratuitas: clique aqui. A programação envolve atividades abordando diversos temas como empreendedorismo, startups, internacionalização, tecnologia e ciência. O Campus Ouro Branco também inicia, nos dias 3 e 4 de agosto, as atividades do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), por meio do I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica.

Confira o calendário acadêmico dos campi

Campus Avançado Arcos

Campus Bambuí