Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão divulga resultado preliminar das eleições do Consup
conteúdo

Notícias

Comissão divulga resultado preliminar das eleições do Consup

publicado: 30/04/2021 09h47, última modificação: 14/03/2024 13h17

A Comissão Especial divulgou o resultado preliminar das eleições para o Conselho Superior  e faz comunicado oficial sobre a condução dos trabalhos:

Reconhecemos a importância do direito ao voto de toda a comunidade acadêmica e trabalhamos incessantemente para garantir a todos e todas esse direito e a máxima transparência do processo. Todas as dúvidas e questionamentos enviados para o e-mail da Comissão antes e durante os dias de eleição foram respondidos. Os casos isolados daqueles que não conseguiram acessar o sistema de votação foram respondidos individualmente com as devidas explicações.

A Comissão, após o envio da lista de votantes para a conferência pelas unidades e posterior publicação no site para conferência pelos próprios eleitores, não fez inclusão ou exclusão de usuários no sistema Helios Voting durante os dias do pleito. A votação foi encerrada ontem e o processo seguirá o fluxo de datas e prazos para recursos e homologação do resultado final. As atividades desta Comissão serão divulgadas em seu relatório final no sistema SEI.

Em resposta a questionamentos veiculados após a votação e a partir da experiência de erros e acertos do pleito anterior, entendemos que é nosso dever prestar alguns esclarecimentos sobre as estratégias e mecanismos adotados para garantir maior lisura e transparência neste processo:

-  houve nova estruturação do sistema de votação, que adotou o login usado nos sistemas do IFMG, ao invés de enviar por e-mail. Essa escolha garantiu que todos na lista de eleitores e com acesso aos sistemas pudessem votar e, dessa forma, evitou-se a sobrecarga do Helios Voting e extravio de dados de acesso por problema de endereços de e-mail incorretos;

-  foram divulgadas as listas de votantes com antecedência, de modo a ampliar a possibilidade de identificação de erros e ausências de dados no sistema de votação. Compartilhamos a listagem das pessoas aptas a votar com os setores de Gestão de Pessoas, secretarias e com todos os servidores por e-mail e, em seguida, no portal do IFMG. Essa foi uma tentativa de envolver toda a comunidade na conferência e fiscalização da eleição.

-  foi adotado o sistema de voto único, alinhado à experiência eleitoral;

-  foi instalado na Reitoria, em conjunto com a DTI, o sistema de votação em português para facilitar a navegação e ambientação do usuário, evitando dúvidas ou incompreensão durante a votação;

-  foram atualizados, junto à DTI, os cadastros dos servidores no sistema de autenticação do IFMG (Active Directory) e haverá menos notificações de erros de acesso em futuras eleições; e

-  o cronograma de votação foi estendido para dois dias de votação, para que a  Comissão pudesse solucionar ou esclarecer possíveis dúvidas e questionamentos.

O prazo para recursos é de 01 a 03/05/2021 e esses devem ser enviados para o e-mail conselhosuperior.eleicoes@ifmg.edu.br.

Resultado preliminar

Leia mais na página das Eleições.