Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Administração realiza, em Ribeirão das Neves, última reunião do ano

Comitê de Administração realiza, em Ribeirão das Neves, última reunião do ano

Grupo composto por dirigentes e profissionais de administração abordou o planejamento estratégico e questões administrativas comuns aos campi
publicado: 11/12/2019 20h11, última modificação: 18/03/2024 09h19
Exibir carrossel de imagens A diretora do campus, Maria das Graças, dá as boas vindas ao grupo

A diretora do campus, Maria das Graças, dá as boas vindas ao grupo

Cerca de 50 servidores do IFMG estiverem presentes ao Campus Ribeirão das Neves nesta quarta-feira, 11 de dezembro, para a última reunião do Comitê de Administração e Planejamento em 2019. Estiveram representados todos os 18 campi do Instituto e diversos setores da Reitoria. O grupo discutiu questões relacionadas ao planejamento estratégico, orçamento, execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras.

No primeiro momento, foram apresentadas as equipes da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap) de acordo com as recentes mudanças implantadas no setor. Também houve exposição do novo formato da página da Proap no portal do IFMG - o novo formato favorece as pesquisas de serviços e orientações, com foco no usuário final. Além disso, os servidores puderam conhecer a prévia do cronograma de reuniões do comitê para 2020.

Padronização

Uma das novidades foi a apresentação da Central de serviços do Suap, cuja utilização deve ser padronizada em 2020. Está sendo feito cadastro/importação de itens até então disponíveis em outros sistemas, como contratos e materiais de Almoxarifado. “A utilização do módulo Transporte por todos os campi, por exemplo, permite aproveitar carros que já estiverem com deslocamento programado para atender a unidades próximas”, explica o diretor de Planejamento, Rainer de Paula. Outro destaque é o Módulo Patrimônio e Almoxarifado, que permitirá conhecer e utilizar de forma otimizada os recursos patrimoniais de todo o Instituto.

PNAE e Planejamento

O diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço, e a integrante da Dirae e professora da área de alimentos, Maitê Costa, esclareceram aspectos relativos à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Existem inúmeros estudos que mostram o impacto da oferta da alimentação no rendimento escolar e até mesmo na permanência dos alunos, cabe a nós nos organizarmos para fazer chegar, da melhor forma possível, esse direito aos nossos estudantes”, afirma Maitê.

Na sequência, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Conceição, abordou o Planejamento Estratégico. O gestor explicou que é preciso antecipação diante do cenário nacional, que já prevê contingenciamento para 2020. Com isto em vista, a Proap fez análise da sustentabilidade e investimentos de cada campus, que será apresentada na próxima reunião do  Colégio de Dirigentes, e propôs algumas ações para ajustes, a título de sugestão, aos campi.

Por fim, o diretor de Administração, Leonardo Ferreira, conduziu a apresentação da proposta da dinâmica para conduzir as questões relacionadas a Manutenção Predial, com uma sugestão conjunta para viabilidade de atendimento a todos os campi.

A reunião terá sequência na Reitoria nesta quinta, 12.