Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira seis cursos na área de tecnologia educacional e de recreação
conteúdo

Notícias

Confira seis cursos na área de tecnologia educacional e de recreação

Capacitações online são ofertadas gratuitamente na Plataforma +IFMG. Qualquer pessoa pode se inscrever e conseguir a certificação emitida pela Pró-reitoria de Extensão.
publicado: 20/03/2023 08h00, última modificação: 13/03/2023 16h23

A tecnologia revolucionou a forma como aprendemos, pensamos e agimos. E, após a pandemia, novos métodos de ensino-aprendizagem foram introduzidos para que as novas gerações sintam-se desafiadas e focadas no consumo de conteúdos.

Atualmente, a Plataforma +IFMG oferece gratuitamente seis cursos para aqueles que desejam melhorar as competências da tecnologia na educação. São eles: “Moodle para professores”, “Tecnologias na educação: uma visão para a sala de aula”, “Docência e Tutoria EAD”, “Multimeios Didáticos utilizando o Linux Educacional”, “Multimídia Educacional Colaborativa” e “Monitor de recreação”. 

Os cursos têm carga horária de 20 a 30 horas, totalmente online, não há pré-requisitos para se inscrever e ainda garante certificação na conclusão. O conteúdo programático também pode ser consultado na plataforma, na seção Educação. 

Moodle para professores | clique aqui

Foca nos usuários que desejam se capacitar para utilização da ferramenta Moodle, ou seja, uma plataforma online para aprendizado a distância que permite a oferta de cursos, aulas e treinamento em meio virtual. O conteúdo programático aborda temas como: conceitos sobre o ambiente virtual, compreensão do uso da ferramenta, modalidade de educação a distância, o papel de cada envolvido no ensino do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e produção de material didático.

Tecnologias na educação: uma visão para a sala de aula | clique aqui

As aulas são destinadas para educadores que desejam aprimorar as habilidades com as tecnologias para ensino. Durante as aulas, serão analisados os pressupostos teóricos entre tecnologias e sala de aula, o smartphone na sala de aula, software e serviços gratuitos e exemplos de ferramentas de gestão da sala de aula.

Docência e tutoria EAD  | clique aqui

Este curso propicia a melhor compreensão dos conceitos do planejamento didático e nos papéis envolvidos na Educação a Distância (EaD). Os conteúdos abordados são: breve histórico da EaD, principais papéis, comportamento do professor e tutor, conceitos de planejamento didático, impactos sociais e a diferença entre EaD e regimes remotos de ensino. 

Multimeios didáticos utilizando o Linux Educacional | clique aqui

Visa à capacitação do uso das multimídias colaborativas e suas tecnologias para a educação utilizando o sistema Linux. O conteúdo abordado será: apresentação do Linux Educacional 6.1, instalação do Linux, ferramentas básicas, menu e barra de aplicativos, ferramentas de escritório LibreOffice, ferramentas de acesso à internet Firefox, utilização dos aplicativos educacionais do Linux.

Multimídia educacional colaborativa | clique aqui

A multimídia educacional colaborativa é como os meios digitais podem contribuir no processo de aprendizagem. O conteúdo programático aborda temas como: conhecer os conceitos sobre multimídia colaborativa, apresentar as tecnologias que permitem a apresentação de interfaces gráficas, apresentar recurso midiático educacional colaborativo e debate sobre a utilização dos recursos multimídia no ensino-aprendizagem.

Monitor de recreação | clique aqui

O curso é destinado a profissionais de Educação Física que atuam na educação infantil, no turismo e na pedagogia visando atuar com atividades recreativas em clubes, festas infantis, escolas, parques, ruas de lazer e colônia de férias. Durante as aulas, serão analisados os aspectos teóricos da recreação, atividades recreativas, espaços de atuação do recreador.

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 36 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 100 cursos em oferta, nas mais diversas áreas.

Conheça a plataforma e inscreva-se! 

registrado em: