Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior aprova a edição 2021 do Relatório de Gestão do IFMG
conteúdo

Notícias

Conselho Superior aprova a edição 2021 do Relatório de Gestão do IFMG

Documento anual de prestação de contas à sociedade apresenta abordagem mais objetiva, no formato de relato integrado.
publicado: 18/04/2022 09h10, última modificação: 07/03/2024 12h05

O Relatório de Gestão – edição 2021 – acaba de ser aprovado pelo Conselho Superior do IFMG, por meio da Resolução nº 9, de 31 de março de 2022. O objetivo do documento é comprovar os resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos no último ano. Por meio de relato integrado, apresenta os dados de forma clara e coesa, o que favorece a análise da gestão pelos órgãos de controle e permite a melhoria dos processos.

Etapas

A elaboração do relatório envolveu quatro fases, no período de novembro de 2021 a março de 2022:

1) Preparação (novembro a dezembro/2021): elaboração de orientações, cronograma e estrutura; e constituição da comissão responsável pela construção.

2) Elaboração (janeiro a fevereiro/2022): definição das informações e resultados, tabulação dos dados e produção textual.

3) Consolidação e validação (fevereiro a março/2022): consolidação das informações, elaboração de infográficos, diagramação do relatório e conferência e validação pelas áreas.

4) Aprovação e divulgação (março/2022): fechamento do documento, apreciação pelo Conselho Superior e divulgação para a sociedade.

Envolvimento das unidades

A participação da comunidade do IFMG se deu mediante a constituição de comissão específica, por meio da Portaria nº 814, de 9 de dezembro de 2021, que definiu os representantes das áreas. Cada setor, então, ficou responsável pelo fornecimento das informações e análise dos resultados.

Linhas gerais

De modo geral, o Relatório de Gestão contém dados sobre o histórico da Instituição, missão, visão, valores, organograma e estruturas de governança; principais canais de comunicação com a sociedade; principais projetos e ações realizados; cumprimento de objetivos, indicadores e metas definidos; justificativas para metas não alcançadas; dados sobre os servidores, despesas com pessoal e avaliação da força de trabalho; além de execução orçamentária e financeira, repasses, transferências de recursos, investimentos, obras, licitações e contratos.

O diretor de Desenvolvimento Institucional (DDI), Wilson Costa, explica que "o processo de prestação de contas e a elaboração do Relatório de Gestão no IFMG seguem a metodologia, as orientações e decisões normativas do TCU. Os dados e informações são consolidadas por todas as áreas do IFMG e encaminhadas à DDI para organização e revisão final do relatório. O modelo de relato integrado com informações gráficas e sumarizadas favorece a análise de toda a sociedade, possibilitando a governança do órgão ao dar transparência pública dos resultados de sua gestão estratégica, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial no cumprimento de sua missão institucional".

Em tempos de pandemia

Conforme destaca o reitor do IFMG, Kléber Glória, o ano de 2021 foi marcado pelo agravamento da pandemia e pela crise econômica dela resultante, contexto no qual ocorreram as ações descritas no Relatório de Gestão, com destaque para a implementação do ensino remoto. “O IFMG procurou manter sua missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de reconhecida qualidade, sem descuidar, contudo, das medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias”, enfatiza. Já em 2022, com a vacinação, foi possível retomar gradativamente as atividades presenciais de ensino.

Alguns destaques do ano de 2021

O IFMG investiu, no ano passado, cerca de 60% dos recursos de capital em obras e instalações, além de 22% para compra de laboratórios e equipamentos. No ensino, os laboratórios virtuais passaram a contar com novas tecnologias para atividades práticas a distância. Segundo a ferramenta Farol de Desempenho, disponível no Suap, vê-se que 10 dos 12 objetivos referentes ao ensino, previstos no PDI, foram alcançados ao longo do ano.

Alunos em vulnerabilidade social puderam contar com a Bolsa Permanência e com o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, que teve um aumento de 25% em relação a 2020. Em termos de pesquisa, inovação e pós-graduação, destaque para dois eventos: Planeta IFMG e I Semana Global de Empreendedorismo. No último ano, foram criados quatro novos cursos de pós-graduação lato sensu.

Já no âmbito da extensão, dois programas foram constituídos, o Centro de Memória, para fortalecer a identidade institucional e o senso de pertencimento; e o Programa +IFMG, que instituiu uma plataforma com mais de 100 cursos online, rádio web e aplicativo para celular.

Vale ressaltar, ainda, a atualização das unidades organizacionais no Siorg, a aprovação do Regimento Geral do IFMG e do Regimento Interno da unidade IFMG-Reitoria.

Conheça o Relatório de Gestão 2021

Página do Relatório de Gestão