Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior aprova Política de Internacionalização do IFMG

Conselho Superior aprova Política de Internacionalização do IFMG

Documento orienta o planejamento unificado dos gestores em relação às questões de internacionalização no Instituto.
publicado: 02/06/2022 15h02, última modificação: 12/03/2024 08h06

O Conselho Superior acaba de aprovar a Política de Internacionalização do IFMG, documento que consiste em estabelecer uma rede de colaboração para estimular o intercâmbio técnico-científico e a legitimidade frente a outras instituições de ensino, extensão e pesquisa. A ação é fruto do trabalho desenvolvido pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).

A internacionalização funciona como uma área estratégica para a promoção de oportunidades de construção e aprimoramento de conhecimentos, tecnologias e inovações produzidos. O processo exige o comprometimento da administração – Reitoria e campi ­–, docentes, técnicos administrativos e estudantes.

A cada quadriênio, o Instituto vai estabelecer as metas de internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com base nos indicadores de gestão para os objetivos estabelecidos.

Etapas do processo

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Gabriel Carvalho, em 2021 foi criada comissão específica para conduzir as tarefas referentes à elaboração da política. A equipe realizou pesquisas em outras instituições e consolidou as principais linhas de ação para o IFMG. Em seguida, o material foi submetido à consulta pública, com respectivas avaliações das contribuições enviadas. Por fim, o grupo finalizou o documento e o submeteu ao Conselho Superior, sendo aprovado por meio da Resolução nº 19, de 27 de maio de 2022.

“A Política de Internacionalização será nosso farol. Nesse sentido, a Arinter necessita zelar para que as grandes linhas nela indicadas sejam colocadas em prática em ações específicas”, explica Gabriel.

Ele acrescenta que a iniciativa é de enorme importância para toda a comunidade (interna e externa). “Quando conhecemos nossa estrutura, nossas características, nossas prioridades, conseguimos construir ações estratégicas em prol do fortalecimento de nossa Instituição. É nesse escopo que se insere a política. Fico muito feliz de ter participado desse processo. Agradeço aos membros da comissão que, com muita competência e parceria, apresentaram ideias, desejos, conceitos para fomentar o debate. Chegamos ao resultado final que é um bom retrato do IFMG”, conclui.

Instrumentos de internacionalização

A internacionalização no IFMG pode se dar a partir dos seguintes instrumentos: mobilidade acadêmica in/out, acordos de cooperação, projetos e programas de cooperação internacional, estudos de línguas estrangeiras, centros de estudos, investimento/financiamento, estrutura de funcionamento do setor de Relações Internacionais, comunicação dos dados e indicadores internacionais, participação em eventos, visitas técnicas e missões internacionais, normativas e regulamentos.

Benefícios para o IFMG

- Oportunidade de engajamento e visibilidade institucional nas agendas regionais, nacionais e globais.

- Parcerias em associações e/ou redes internacionais em ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e ampliação do complexo produtivo.

- Formação profissional de excelência, alinhada a grandes temas globais.

- Aumento da qualidade e da compatibilização dos processos administrativos interinstitucionais e de mecanismos de governança.

Próximos passos

Segundo o diretor da Arinter, a partir de agora o setor vai investir nos pontos prioritários indicados na política. Para isso, serão criadas comissões específicas para colocar em prática as diretrizes sinalizadas no documento.

Conheça a Política de Internacionalização do IFMG.