Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior homologa resultado das eleições do IFMG

Conselho Superior homologa resultado das eleições do IFMG

Reunião ocorreu na última sexta-feira, 30 de junho, quando o resultado do processo de consulta à comunidade para escolher de reitor e de diretores-gerais de campi foi homologado por unanimidade.
publicado: 03/07/2023 16h13, última modificação: 07/03/2024 10h00

Em reunião realizada na tarde do dia 30 de junho e transmitida ao vivo pelo canal IFMG Play, no Youtube, o Conselho Superior do IFMG homologou, por unanimidade, o resultado das eleições para os cargos de reitor do Instituto e de diretores-gerais dos campi, ocorridas no dia 14/06

Clique aqui para assistir

Durante a reunião, o reitor Kléber Gonçalves Glória destacou que o processo eleitoral foi um show de democracia e participação, com debates de alto nível. “Espero que daqui a quatro anos seja ainda melhor. Quero deixar minha gratidão e parabenizar a todas as comissões eleitorais, tanto locais quanto a Central. Desejo todo o sucesso ao professor Rafael e minha expectativa é que a transição ocorra da maneira mais oficial, formal e de forma positiva”. Segundo o reitor, as equipes trabalham com a perspectiva de início da transição no início de agosto e terão salas disponíveis na Reitoria nesse sentido.

Em seguida, o reitor eleito do IFMG, professor Rafael Bastos, que é diretor-geral do Campus Bambuí, agradeceu a toda a comunidade acadêmica, às comissões eleitorais e reafirmou seu compromisso na defesa da democracia, na melhoria dos processos e na busca incessante pela excelência: “Temos grandes desafios pela frente, em uma nova etapa de tratativas de transição e isso é muito importante para que nosso Instituto caminhe da melhor forma. Estou muito animado, muito comprometido e, com certeza, não faltarão empenho e dedicação para retribuir essa confiança depositada no meu nome. No final das contas, todos queremos uma instituição melhor, que complete sua missão, tão importante, que é uma educação pública, gratuita e de qualidade,” ressaltou.

O resultado final do processo eleitoral do IFMG foi divulgado no dia 19 de junho pela Comissão Eleitoral Central. No total, foram contabilizados, para o cargo de reitor, 10.642 votos válidos, entre estudantes, professores e técnicos administrativos Também houve escolha dos diretores de todas as unidades acadêmicas. Quatro docentes concorreram ao cargo de dirigente máximo da Instituição. O professor Rafael Bastos obteve 34,82% dos votos, ficando à frente dos professores Carlos Bernardes, de Formiga (24,88%), Solange Rodrigues (18,04%), de Ouro Preto, e Flávio Godinho (2,78%), também de Bambuí.

Acesse todas as informações sobre as eleições de 2023 no IFMG