Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Congonhas participa do Dia Nacional de Mobilização da Rede Federal em defesa da escola pública e dos Institutos Federais

publicado: 03/10/2016 00h00, última modificação: 26/03/2024 16h08

O IFMG Campus Congonhas, juntamente com o Grêmio Estudantil, realizou hoje um ato de protesto diante das medidas anunciadas pelo governo federal que irão impactar diretamente a educação nos próximos anos. Também foram realizadas manifestações na Reitoria do IFMG e demais campus do instituto.

A mobilização foi definida durante a 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Ao final do evento foi apresentada a Carta de Vitória, documento no qual os dirigentes ressaltam os riscos que certas medidas representam para a oferta de educação pública profissional e tecnológica e comprometem-se com a luta pela qualidade da educação brasileira.

O documento aborda cinco questões principais: a edição da MP 746 que reformula o ensino médio brasileiro; a PEC 241 que fixa limites de investimentos na educação pública e gratuita; a PL 257 que aborda cortes de direitos trabalhistas; os cortes sofridos no Quadro Orçamentário e Financeiro de 2016; e a LOA 2017 que não garante a fixação da matriz orçamentária atual acrescida da incidência do IPCA destinada para a educação de forma a assegurar o funcionamento da rede federal.

Mobilização Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica