Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corregedoria participa da Semana da Integridade promovida pelo MEC
conteúdo

Notícias

Corregedoria participa da Semana da Integridade promovida pelo MEC

Evento realizado em Brasília, nos dias 18 e 19 de setembro, discutiu processos disciplinares, enfrentamento ao assédio e boas práticas de gestão da integridade.
publicado: 24/09/2025 12h38, última modificação: 24/09/2025 12h38

Nos dias 18 e 19 de setembro, o IFMG esteve presente na Semana da Integridade da Corregedoria do Ministério da Educação, realizada no auditório do edifício-sede do MEC, em Brasília (DF). O encontro reuniu gestores, servidores e especialistas da área correcional, promovendo debates e oficinas práticas sobre integridade, processo disciplinar e enfrentamento ao assédio e à discriminação nas Instituições Federais de Ensino. “Minha participação foi extremamente positiva e enriquecedora. A troca de experiências com especialistas e outros servidores de diversas instituições fortaleceu nossa compreensão sobre os temas abordados”, avaliou a corregedora do IFMG, Cristiane Soares Mendes de Jesus.

A cerimônia de abertura contou com a participação da corregedora-geral da União, Fernanda Álvares Rocha, do corregedor do MEC, Daniel Lara, da representante da Assessoria Especial de Controle Interno do MEC, Jussara Mendes, e do corregedor adjunto do MEC, Jorge Mourão. Na sequência, os participantes acompanharam o painel “Projetando o processo disciplinar: o planejamento a favor da investigação”, ministrado por Fabian Maia, da Controladoria-Geral da União (CGU).

Na parte da tarde, o debate voltou-se ao tema do enfrentamento ao assédio e à discriminação nas Instituições Federais de Ensino (IFEs). A apresentação de Aline Rodriguero, também da CGU, trouxe reflexões sobre os novos marcos normativos e a necessidade de construção de uma cultura institucional de respeito e responsabilização. Encerrando o primeiro dia, Daniel Lara e Jorge Mourão apresentaram o funcionamento da Corregedoria do MEC.

O segundo dia foi dedicado às oficinas práticas. Durante a manhã, os participantes se dividiram entre duas atividades: a oficina sobre a proteção de pessoas vulneráveis em processos de assédio, conduzida por Fabian Maia, que discutiu mecanismos de acolhimento e proteção de vítimas, e a oficina de nota técnica e julgamento na prática, ministrada por Elisângela Barbosa, da Corregedoria do MEC, que trouxe exemplos concretos de aplicação normativa no dia a dia da atividade correcional. À tarde, a programação incluiu oficinas voltadas para o funcionamento do juízo de admissibilidade - conduzida por Luciano Teles, do MEC, e Lorena Monken, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) - e para o enfrentamento ao assédio e discriminação nas IFEs, abordando desde a escuta até os mecanismos de responsabilização, novamente com a participação de Aline Rodriguero.

O evento foi encerrado com as falas de Daniel Lara e Jussara Mendes, que destacaram a importância da Semana da Integridade como espaço de formação, diálogo e fortalecimento das práticas correcionais no âmbito da educação. Para a Corregedoria do IFMG, além de ter sido uma oportunidade para troca de experiências, o evento possibilitou a atualização de práticas, reforçando o compromisso com um ambiente institucional ético, inclusivo e transparente.

registrado em: ,