Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Ponte Nova recebe nota máxima do MEC
conteúdo

Notícias

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Ponte Nova recebe nota máxima do MEC

Avaliação de reconhecimento foi realizada no início de abril por meio da visita de representantes do Ministério da Educação.
publicado: 15/04/2025 12h43, última modificação: 16/04/2025 12h04

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Ponte Nova obteve nota máxima, 5, em avaliação para reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação (MEC).

Representantes do MEC estiveram no campus entre os dias dois e quatro de abril para a visita técnica. A comissão avaliou as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica (políticas institucionais, objetivos, perfil do egresso, estrutura curricular, conteúdos curriculares, metodologia, estágio supervisionado, TCC, apoio ao discente, gestão, tutoria, entre outros); corpo docente e tutorial (atuação, regime de trabalho, experiência, colegiado, titulação, produção científica) e infraestrutura (trabalho, salas de aula, acesso à informática, biblioteca, laboratórios, Comitê de Ética, entre outros).

O diretor-geral do Campus Ponte Nova, Luciano Vilas Boas Espiridião, expressou seu orgulho e alegria pelo resultado conquistado e exalta o comprometimento de servidores e estudantes. "Manifesto meu imenso orgulho pela conquista da nota máxima na avaliação de reconhecimento do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Esse resultado reflete a dedicação incansável de nossos professores, técnicos, estudantes e gestores, bem como o compromisso institucional com a qualidade do ensino, a inclusão e o desenvolvimento regional. Trata-se de uma vitória coletiva que reafirma o papel do IFMG como uma instituição pública de excelência, conectada com as reais necessidades da sociedade e com os desafios do mundo do trabalho. Seguiremos firmes na missão de transformar vidas por meio da educação", disse ele.

O campus possui 20 professores. Há destaque para o alinhamento entre as políticas institucionais e as demandas do mercado, evidenciado por uma estrutura curricular flexível que integra teoria e prática. O curso conta com apoio ao discente por meio de assistência social, pedagógica e psicológica. Em relação à estrutura, há salas de professores, coordenação, laboratórios de informática, inovação, cantina com restaurante, salas de aula e biblioteca física (acervos físico e digital).

Sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é ofertado na modalidade presencial, no turno noturno. Os tempos mínimo e máximo para conclusão são de cinco e 10 semestres, respectivamente. Anualmente, são disponibilizadas 40 vagas para ingresso.

A proposta do curso teve, entre os principais critérios, o atendimento à demanda do município e a crescente busca por trabalhadores qualificados por empresas e setor público. Além disso, estando classificado no eixo de Gestão e Negócios, pretende preencher uma lacuna com a formação de profissionais em nível superior para atender às necessidades locais e regionais. A oferta atende, ainda, a uma demanda do mundo do trabalho e possibilita o acesso a um curso de nível superior federal.