Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafio das pontes de palitos de picolé movimenta Campus Ouro Preto

Acontece nos Campi

Desafio das pontes de palitos de picolé movimenta Campus Ouro Preto

Atividade prática foi realizada com as turmas do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados em Edificações, Automação e Metalurgia.
publicado: 30/03/2023 11h39, última modificação: 08/03/2024 09h57

O que você faria com 200 palitos de picolé e cola de madeira? Para algumas turmas do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados em Edificações, Automação e Metalurgia, do Campus Ouro Preto, o desafio foi aplicar conhecimentos de física para construir pontes resistentes, sem deixar de lado o aspecto estético das construções.

A proposta partiu dos professores Elisângela Silva Pinto e Aloísio Miguel Garcia. Separados em equipes de até dez alunos, os estudantes precisavam se atentar para as regras da disputa, como só utilizar o material entregue pelos docentes (palitos e cola), respeitar o comprimento e altura máximos, bem como o limite de palitos estabelecido para as emendas.

“O objetivo do desafio era incentivar estudantes para a análise de forças envolvidas em um sistema e as condições de equilíbrio de um corpo extenso, conteúdos estudados no 1º ano de Física”, esclarece Elisângela.

Segundo a docente, a atividade também intencionou estimular a criatividade e a busca de novas informações sobre o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos.  “Cada ponte recebeu uma nota levando em consideração o peso máximo que suportou, o peso da ponte e a estética”, explica a professora.

Além dos dois docentes responsáveis pela atividade, uma comissão foi criada para avaliar os trabalhos, que contou com a participação de outros professores, do técnico de laboratório de Física e do estagiário da área. Assim, embora várias pontes tenham suportado o peso máximo aplicado pelos avaliadores, uma equipe foi consagrada campeã do desafio: a turma 2 do 1º ano de Edificações, da qual participaram os estudantes Ana Clara, Arthur, Bethânia, Dênis, Luany, João Manuel, Maria Clara, Mateus Tavares, Paulo e Pedro.

Para a professora, a experiência foi bastante positiva, com destaque para o envolvimento dos estudantes na construção das pontes e no momento das avaliações.

A aluna Bethânia Carvalho, que integra a equipe vencedora, diz ter gostado bastante do desafio: "Foi uma experiência bem legal. Tivemos que trabalhar em equipe e foi difícil, pois tínhamos que pensar sobre a distribuição de peso para montar a ponte usando apenas os materiais que a professora disponibilizou. Foi desafiador, mas divertido".

Pedro Lucas Silvestre, da mesma equipe, também gostou da novidade. "Nunca tinha feito algo parecido, e foi algo novo pra mim. Foi trabalhoso e desafiador querer fazer uma ponte vencedora, ainda com o fato de juntar outras turmas de outros cursos, aumentou o desejo de vitória e competitividade. Fora o trabalho, foi uma experiência muito divertida e compensadora, e espero haver outras atividades parecidas como essa".

Texto e fotos: Comunicação IFMG - Campus Ouro Preto

registrado em: