Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Discentes do Curso de Ciências Biológicas atuam como avaliadores em Feira de Ciências
conteúdo

Acontece nos Campi

Discentes do Curso de Ciências Biológicas atuam como avaliadores em Feira de Ciências

publicado: 16/12/2019 08h51, última modificação: 18/03/2024 09h02

Importante ferramenta de divulgação e difusão de conhecimento, as Feiras de Ciências movimentam as escolas e despertam novos olhares para o mundo científico. No final de novembro, os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFMG Campus São João Evangelista, participaram da Feira de Ciências promovida pela Escola Estadual Odilon Behrens, em Guanhães. Os estudantes do IFMG tiveram a oportunidade de avaliar os trabalhos científicos dos alunos da rede estadual. 

A proposta surgiu a partir de um projeto de extensão institucional envolvendo os licenciandos do curso de Ciências Biológicas e eventos das escolas da região, oportunizando a participação dos graduandos e vivenciando realidades diversas, além de contribuir para a formação prática acadêmica. 

O professor Marcelo Filardi, destacou a importância da experiência para os estudantes. "É uma experiência valiosa, porque a vivência com as realidades escolares diversifica as experiências de formação e compreensão do ‘ser professor’", disse ele. 

 

Já os discentes Eduardo Alves, Érica Silva e Jéssica Soares destacaram a dificuldade e a responsabilidade de se avaliar outras pessoas. "O evento foi a oportunidade de se ter outra perspectiva do papel do professor e o poder que temos para melhorar as escolas e ajudar aos alunos”, ressaltou a estudante Maria Eduarda Ribeiro.

Após encerrarem a participação como avaliadores do evento, os discentes Valdeir Carvalho e Daniela Pereira revelaram que ser avaliador é perceber como estar do outro lado. Além disso, perceberam que a experiência proporcionou uma visão diferente de como colocar em prática novas metodologias que possam despertam a curiosidade dos alunos e a vontade de aprender sobre o mundo científico.