Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes de Língua Inglesa participam de formação nos Estados Unidos

Docentes de Língua Inglesa participam de formação nos Estados Unidos

Maria Emília Eiras e Mônica Freitas foram aprovadas em programa da Capes/Fulbright para fazer curso intensivo de seis semanas em universidades americanas
publicado: 24/05/2024 09h17, última modificação: 24/05/2024 17h31

No próximo mês de junho, as professoras Maria Emília Eiras e Mônica Freitas, dos campi Ouro Preto e Ouro Branco, embarcam para os Estados Unidos (EUA), onde participarão de uma uma capacitação de seis semanas em um curso intensivo de língua inglesa. As atividades serão realizadas na Ohio University - Athens e na North Caroline University Charlotte, por meio de uma bolsa de estudos do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), que tem parceria com a Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Fulbright.

O PDPI tem o objetivo de capacitar docentes da área que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica, oferecendo curso intensivo e imersivo em universidades dos Estados Unidos. Nesta edição, o programa foi dividido duas modalidades: Aprimoramento em inglês, em nível intermediário I e Aprimoramento em inglês, em nível intermediário II, de forma a contemplar 270 profissionais de Língua Inglesa.

Professora Maria EmíliaMaria Emília explica que a concorrência por uma vaga no programa é alta, mas não é algo impossível de conseguir. "Esta é a segunda edição que participo e na primeira vez (em 2019), não fui contemplada", lembra. Segundo a professora, é  importante tentar e se preparar para os testes de certificação como o Toefl que, atualmente, é uma exigência para se pleitear vagas de capacitação deste nível.

Para as docentes, a expectativa é de um aprendizado rico e diferenciado, com a imersão na cultura de outro país. “A troca de experiências culturais e aprendizado da língua em loco é algo que, para muitos colegas, seria impossível se não fosse a oportunidade de participação em um programa neste formato", avalia Maria Emília.

Professora Mônica Freitas

A professora Mônica (à direita), que já participou de um curso online na Universidade de Oregon - Fostering Student Motivation and Engagement, pela Open (The Online Professional English Network), também vê um diferencial importante no programa presencial . "Espero aprender mais sobre novas metodologias de ensino de Língua Inglesa e assim poder compartilhar todo esse conhecimento com os estudantes e a comunidade em geral", comenta.

Para o Instituto, a qualificação das docentes também se traduzirá em ensino de mais alta qualidade. "Além de futuros projetos e possibilidades de internacionalização que poderemos desenvolver a partir deste treinamento”, completa Maria Emilia.