Notícias
Dois novos episódios encerram primeira temporada do videocast Pesquisaí
A Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG acaba de publicar dois novos episódios do videocast Pesquisaí. Voltados para temas práticos da rotina acadêmica da Instituição, os vídeos abordam, respectivamente, o desenvolvimento de produtos técnicos nas pesquisas do Instituto; e instruções sobre submissão de projeto de pesquisa no Suap.
Desenvolvendo produtos técnicos nas pesquisas do IFMG
O tema central é do episódio, apresentado por pela coordenadora de Pesquisa Gláucia Xavier, são produtos técnicos e seu desenvolvimento dentro do contexto das pesquisas acadêmicas. O vídeo explica o que são produtos técnicos, destacando que eles são resultados tangíveis, mas não necessariamente físicos, e enfatiza a importância de desenvolvê-los com rigor científico conforme as exigências atuais dos editais de pesquisa.
São apresentadas as características essenciais de um produto técnico - aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade - e 21 tipos de produtos técnicos reconhecidos pela Capes, como manuais, softwares, patentes, cursos, eventos, entre outros. Também são abordados os três eixos fundamentais para descrever um produto: conceitual, pedagógico e comunicacional. Por fim, a coordenadora reforça a importância de registrar esses produtos em repositórios institucionais para garantir seu impacto e acessibilidade.
Assista ao episódio completo:
Como escrever um projeto de pesquisa para submissão no Suap
Este episódio oferece um guia prático e aprofundado sobre como elaborar um projeto de pesquisa. A conversa aborda desde a escolha do título até os resultados esperados, passando por estrutura, justificativa, pergunta-problema, hipóteses, metodologia, cronograma, orçamento e aspectos éticos exigidos por comitês como o CEP (Comitê de Ética em Pesquisa). O vídeo traz dicas úteis, exemplos reais e orientações práticas para estudantes de graduação e pós-graduação que desejam submeter seus projetos a editais institucionais e agências de fomento como a Fapemig.