Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Tecnologia da Informação apresenta Suap para servidores do Campus Betim

publicado: 18/03/2019 17h57, última modificação: 19/03/2024 14h34

Com o objetivo de apresentar o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e mostrar suas funcionalidades, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Reitoria do IFMG promoveu, em 14 de março, encontro com os servidores do Campus Betim. Realizada no auditório da unidade, a apresentação reuniu cerca de 30 servidores. Participaram o diretor de TI, Luiz Henrique Ferreira e Pereira; o diretor-geral do campus, Welinton La Fontaine; o diretor de Administração da Reitoria, Matheus Costa Frade; o servidor Wilson José Vieira da Costa, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas; o gerente do projeto Suap, William Costa Prates; e o servidor da DTI, Fernando César Alves.

No encontro, iniciado pouco depois das 13h, foram apresentadas as características e vantagens do Suap e os motivos que levaram o IFMG a optar pela adoção do sistema, que é desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialmente para a realidade administrativa e acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, 21 instituições adotam a plataforma.

Também participou da apresentação a coordenadora de pesquisa do Campus Betim, Flávia de Faria Siqueira, que relatou sua experiência com a utilização do SUAP na gestão dos editais de fomento a bolsas de pesquisa e a itens de consumo em trabalhos acadêmicos. “Tivemos um ganho imenso, pois o sistema facilita e agiliza o gerenciamento e avaliação dos editais”, afirmou, complementando que muitas dúvidas surgem ao longo do processo.

Segundo Luiz Henrique, com o Suap, o IFMG passa a ter autonomia para atualizar as funcionalidades e implantar melhorias, conforme a demanda, sem ficar dependente da prestação de serviços de uma empresa terceirizada. O sistema aceita atualizações e pode ser aprimorado a partir das sugestões feitas pelos usuários.

Já Wilson explicou que, para utilizar o Suap no gerenciamento dos processos que envolvem a gestão de pessoas, foram listadas mais de 60 pendências, repassadas ao IFRN para adequações. Com o programa personalizado, foi realizada a importação dos dados do SiapeNet (sistema do Governo Federal que armazena as informações pessoais e funcionais dos servidores). Com isso, os servidores do IFMG já podem ter acesso aos seus dados e informações, como o contracheque de meses e anos anteriores.

Na área de gestão de pessoas, processos como declaração de acúmulo de cargo, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), avaliação de desempenho e pagamento de encargos de curso e concurso estão sendo migrados para o Suap. Já a Pró-reitoria de Administração e Planejamento, segundo o diretor Matheus Frade, passará a gerenciar no sistema processos de reserva de salas, controle de chaves e solicitação de veículos para viagens. Conforme ele explicou, esses módulos já estão em implantação e em breve serão disponibilizados para uso nos campi. A previsão é que outros processos, como o controle de contratos e fiscalização, também sejam geridos pelo Suap.

Além disso, o planejamento é disponibilizar também o SUAP Acadêmico. Por esse módulo, será possível lançar notas dos alunos, gerenciar o controle de frequência e administrar outras informações relacionadas à vida escolar de professores e estudantes. “O projeto está sendo feito em várias etapas e a previsão da entrada em produção do módulo acadêmico é para o primeiro semestre de 2020”, afirma o diretor de TI.

Encontros em outros campi e novas capacitações estão sendo planejadas e, em breve, serão divulgadas aos servidores.

Acesse a página do Suap para saber mais!