Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "EducaNews": projeto de extensão cria publicação sobre Educação, Tecnologias e Inclusão Social

Acontece nos Campi

Trabalho é desenvolvido por estudantes do curso de Pedagogia e servidores do Campus Ouro Branco.
publicado: 17/08/2023 16h38, última modificação: 07/03/2024 09h00

O projeto Educa News publicou, em julho, mais uma edição do seu informativo - que leva o mesmo nome -, abordando desta vez o tema "Surdez e perda auditiva". Desenvolvida por servidores e dos estudantes do curso de Pedagogia do Campus Ouro Branco, a produção divulga periodicamente notícias e informações relacionadas a Educação, Tecnologias e Inclusão Social das pessoas com deficiências e necessidades especiais.

O projeto surgiu de um trabalho realizado na disciplina ‘Educação e Tecnologias’, em 2021, ministrada pela profa. Célia Rocha, e acabou desencadeando um projeto de extensão. O intuito é divulgar o material informativo sobre tecnologias, objetos e processos que promovam a atenção, a emancipação e a inclusão das pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, neurocognitivos, outros transtornos mentais, deficiências e incapacidades físicas e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, entre outras condições. Além da perspectiva de comunicação informativa, o projeto possui o caráter formativo pedagógico dos estudantes de Pedagogia. "A partir dessa perspectiva pretende-se promover, junto às diversas comunidades de educação, trabalho e outras, a reflexão e promoção de ações de conscientização, contribuindo assim, no processo de emancipação e inclusão dessas pessoas", explica a professora Célia Rocha.

Referência  e realidade - A construção do material é realizada com base na literatura científica sobre a temática e o constante diálogo com as diversas instituições da comunidade. Célia Rocha relata que as discussões teóricas sobre as temáticas ocorrem durante reuniões de estudos com os estudantes e em associação com as discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do IFMG (Geduc). A produção também leva em conta o contato a diálogo permanente que os estudantes estabelecem com diversas comunidades externas, com o objetivo de compreender suas necessidades, vivências, e experiências.

Acesse a última edição do EducaNews

registrado em: ,