Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições 2020: IFMG recebe seções de votação em cinco cidades
conteúdo

Notícias

Eleições 2020: IFMG recebe seções de votação em cinco cidades

Saiba quais medidas sanitárias de prevenção à covid-19 serão adotadas na eleição para prefeitos e vereadores. Eleitores ausentes de sua zona eleitoral poderão justificar o voto pelo celular.
publicado: 12/11/2020 14h21, última modificação: 15/03/2024 17h25

O primeiro turno das Eleições Municipais 2020 será realizado no próximo domingo, dia 15 de novembro, e o IFMG vai apoiar a Justiça Eleitoral cedendo espaço para a instalação de seções de votação em cinco cidades. Receberão eleitores os campi de Bambuí, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto. No total, de acordo com as informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 7092 pessoas estarão aptas para votar nesses locais.

Devido à pandemia de Covid-19, foi elaborado o Plano de Segurança Sanitária, que contém medidas para evitar riscos de contaminação. No dia da eleição, será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor e também pelos mesários, que utilizarão ainda face shields (protetores faciais). Nas seções eleitorais, haverá álcool em gel para higienização das mãos e álcool líquido para higienização de superfícies e objetos, com exceção da urna eletrônica, que só pode ser higienizada por técnicos especializados. É recomendável que cada um também leve sua caneta para utilizar no momento de assinatura da ata de votação. Eleitores e mesários que tiverem covid-19 nos 14 dias anteriores à eleição não devem comparecer às seções eleitorais.

O horário de votação será iniciado uma hora mais cedo. Terão preferência para votar entre 7h e 10h os eleitores com 60 anos ou mais. No entanto, nenhum eleitor será impedido de votar nesse intervalo, devendo apenas respeitar a prioridade estabelecida. Da mesma forma, os eleitores a partir dos 60 anos não precisam ficar restritos à faixa de horário matinal. Eles podem votar em qualquer momento no período das 7h às 17h. O detalhamento das regras do Plano de Segurança Sanitária pode ser acessado neste link.

Justificativa pelo celular

Outra novidade nestas eleições é o aplicativo de celular e-Título. O eleitor que não estiver na sua zona eleitoral poderá justificar a ausência através do app. Ele utilizará a geolocalização do telefone para identificar se o eleitor se encontra fora de sua zona eleitoral, de modo a permitir o envio do requerimento de justificativa. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Além disso, quem já realizou o cadastramento biométrico poderá utilizar o aplicativo como documento oficial de identificação no dia das eleições. Outros benefícios do e-Título são a consulta sobre o local de votação e de justificativa e consulta de débitos. Por meio do app, é possível emitir a guia de pagamento dos débitos com a Justiça Eleitoral e se inscrever como mesário voluntário.

O app pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor baixe o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais. O programa enviará notificações para os usuários com informações importantes sobre diferentes aspectos do processo eleitoral, principalmente orientações de segurança sanitária, ajudando o eleitor a se preparar para a votação.

Outras informações podem ser consultadas no site do TRE-MG.

registrado em: