Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em novo formato, Olimpíada de Inovação terá capacitação, mentoria e premiação de R$ 27 mil

Podem participar estudantes do IFMG, dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação, e também e ex-alunos formados a partir de 2021. Monte sua equipe e inscreva-se gratuitamente até 26/03.
publicado: 09/03/2023 14h15, última modificação: 25/04/2023 16h01

Proporcionar aos estudantes do IFMG formação e vivência em processos de ideação de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, além de estimular o trabalho colaborativo e a prática da cultura empreendedora. Esses são alguns dos propósitos da Olimpíada de Inovação, uma competição acadêmica promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Em sua quinta edição, trazendo a temática "Do fuxico ao grafeno", a Olimpíada foi reformulada para possibilitar a participação de mais equipes e aumentar a competitividade, já que os vencedores receberão prêmio em dinheiro, no valor total de R$ 27 mil, distribuídos entre os três primeiros lugares. Quem tiver interesse em participar, deve ficar atento ao período de inscrição, que termina no dia 26 de março.

A participação é gratuita e aberta a todos os estudantes do IFMG, desde alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, passando pelos discentes do técnico subsequente e da graduação, até os estudantes dos cursos de pós-graduação. Podem se inscrever, ainda, ex-alunos que tenham se formado a partir de janeiro de 2021.

A inscrição é feita por equipes, no site da Olimpíada de Inovação. As equipes deverão ser constituídas por grupos de três a cinco integrantes. Além disso, será necessário definir um representante e também um orientador, que deve obrigatoriamente ser servidor do IFMG. Ao se inscrever, o responsável pelo preenchimento do formulário deverá anexar os documentos exigidos no edital (item 5.2.4) e também informar dados de contato de todos os componentes da equipe.

O desafio proposto aos participantes contará com fases online e presencial, nas quais, as equipes deverão construir um projeto de negócio na temática da Economia 4.0, no setor do agronegócio, na sustentabilidade ou na governança. Entende-se por Economia 4.0 a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impactam os três setores da economia: agronegócio, indústria e serviços.

Os participantes inscritos participarão de diversas atividades, como quatro momentos de mentorias agendados com as equipes. Também haverá uma trilha de qualificação para auxiliar os competidores na construção de seus projetos e entregas. O evento ocorrerá entre os meses de abril e dezembro de 2023, com uma metodologia que capacita e estimula o participante a realizar a ideação e modelagem de um novo negócio com uma metodologia 100% mão na massa.

Acesse as regras da V Olimpíada de Inovação - edital nº 04/2023

Retificação 01