Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em suas cidades, campi do IFMG se destacam em resultados do Enem 2018

Em suas cidades, campi do IFMG se destacam em resultados do Enem 2018

Considerando os Institutos Federais mineiros, sete campi ficaram entre os 15 com melhor desempenho em ranking divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.
publicado: 27/06/2019 17h07, última modificação: 19/03/2024 10h29

Divulgado em 18 de junho, o ranking do desempenho das escolas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) mostrou que o IFMG obteve o primeiro lugar entre as escolas públicas em todas as cidades onde possui campus. Além disso, o Instituto teve três de seus campi - Governador Valadares, Santa Luzia e Ponte Nova - relacionados entre os 20 melhores colégios públicos de Minas Gerais.

“O exame não diz respeito à qualidade das instituições, já que, no caso dos Institutos Federais, não considera a formação técnica integrada e a preparação profissionalizante que ofertamos. É um ranking que indica uma classificação de desempenho e, nesse ponto, ficamos satisfeitos com o trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos em nossos campi”, declarou o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes Rosa Junior.

Os dados foram tabulados pelo jornal Folha de São Paulo com base nas informações sobre o desempenho dos candidatos divulgadas pelo Ministério da Educação. Foram ranqueadas 11.212 escolas.

De acordo com a publicação, na tabulação dos dados, foram incluídos os candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada a participação mínima de 10 alunos. Foram computadas as notas dos estudantes com a situação assinalada no Enem como “Estou cursando e concluirei o Ensino Médio em 2018”. Por esse critério, o IFMG teve 13 de seus 18 campi ranqueados. Aqueles que não foram relacionados é porque não possuíam turmas de terceiro ano do Ensino Médio Integrado até dezembro do ano passado.

Em Minas Gerais, considerando apenas o desempenho dos Institutos Federais, o IFMG teve sete campi entre os 15 com a melhor média. Na relação estão as unidades do IFMG em Governador Valadares, Santa Luzia, Ponte Nova, Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Betim. O cálculo do desempenho dos estudantes foi feito com base na média entre as notas das provas objetivas e da redação. No estado, existem cinco IF’s e 59 campi.

O ranking revela também que, considerando apenas a nota da redação dos participantes do Enem, o Campus Formiga está entre os 2% de escolas com as melhores notas do país. Ampliando a margem para 10%, cinco campi do IFMG - Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ponte Nova e Santa Luzia - ficaram no grupo que apresentou alunos com as melhores nota de redação. Confira abaixo:

grafico_1.png

Já se levado em conta somente as notas obtidas nas provas objetivas, o IFMG teve nove de seus campi relacionados no grupo de 15% das escolas com as melhores notas. Foram os campi Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ponte Nova e Santa Luzia. O Campus Governador Valadares está também entre o grupo de 5% das escolas do país com as melhores notas em provas objetivas. Confira:

grafico_2.png

Para o professor Carlos Bernardes, o Enem deve ser analisado como uma prova de classificação para o ingresso no ensino superior. No entanto, ele acredita que o exame é também um indicativo de direcionamentos para melhorias e aprimoramento, deve ser encarado como um indicador a mais dentro dos diversos parâmetros a serem considerados na oferta de ensino, pesquisa e extensão pelos IF’s.

registrado em: