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Empresa júnior do Campus Ribeirão das Neves desenvolve ações de suporte à comunidade durante pandemia

Medidas tem o objetivo de incentivar o comércio local, emprego e renda de trabalhadores da região. Dentre as medidas estão dois grandes projetos propostos pela "Neves Jr"
publicado: 14/05/2020 18h20, última modificação: 15/05/2020 10h40
Projetos foram idealizados por alunos que compõem a direção da empresa

Projetos foram idealizados por alunos que compõem a direção da empresa

Os novos modelos de comércio, a reorganização de empreendimentos, o apelo da população por serviços online e de delivery. Essas são algumas consequências do período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19 em todo mundo. A partir desses pontos, somados à uma indicação de aumento de desempregados na região de Ribeirão das Neves, a Neves Jr, empresa júnior do Campus Ribeirão das Neves, elaborou diversas ações de auxílio à comunidade da região que foram aplicadas ao longo dos meses de março e abril. 

A Neves Jr desenvolveu dois grandes projetos a partir das conclusões de uma pesquisa intitulada "Geomapeamento em Neves", resultante do trabalho de conclusão de curso de uma aluna do curso de pós-graduação da unidade. O levantamento indicou que, nas atuais circunstâncias, o desemprego atingiu, na região da cidade, 24% da população economicamente ativa. 

Os projetos 

A primeira das iniciativas foi o "Espaço do Empreendedor". Segundo a aluna do curso de Administração e diretora de marketing da Neves Jr, Camila Santana, o objetivo do projeto foi auxiliar gestores de empreendimentos locais na condução de seus negócios em meio à pandemia. Além disso, a divulgação de marcas locais também foi uma das ações desenvolvidas. 

Pensando em dar mais visibilidade à empresas locais, a Neves Jr propôs a campanha "Compre em Casa", ação que integrou o "Espaço do Empreendedor". A campanha pretendia incentivar os pedidos via delivery e a oferta de serviços online por parte de empreendimentos nevenses a partir da divulgação, por meio das redes sociais da Neves Jr, de empresas locais de diversos ramos. 

Segundo levantamento da empresa, a campanha, que foi realizada entre 27 de março e 12 de abril, atingiu 21.500 pessoas e deu visibilidade às marcas de 27 empreendedores de diversos segmentos dos setores de comércio e serviços, dentre eles entrega de alimentos, gás e, até mesmo, produtos de crochê. Em pesquisa de opinião, realizada pela própria Neves Jr, a avaliação de gestores que participaram da campanha, principalmente no que diz respeito à exposição da marca, foi positiva.

Os resultados também agradaram aos integrantes da Neves Jr. "A 'Compre em Casa' foi um sucesso, pois os resultados atingidos foram consideráveis, tanto pelos números gerados, quanto pela satisfação plena dos empreendedores beneficiados", ressaltou a aluna do curso de Administração, Letícia Faria, que também é diretora de administração da empresa júnior. 

Além da campanha, o projeto contou com a produção de uma cartilha explicativa com informações sobre o acesso e financiamento da folha de pagamento de pequenas e médias empresas. 

Espaço do Trabalhador 

Um segundo projeto da Neves Jr foi o "Espaço do Trabalhador", criado com o objetivo de divulgar oportunidades de emprego e estágios na região. Além disso, o projeto também buscou auxiliar trabalhadores, que não possuíam acesso à internet, a se cadastrarem no sistema do Governo Federal para recebimento do Auxílio Emergencial. 

A empresa realizou, entre os dias 2 e 20 de abril, a divulgação de três editais que ofertavam vagas de emprego e estágio na região. A empresa avaliou, por meio de suas redes sociais, que cerca de 14.500 pessoas foram atingidas pelas publicações. 

Uma segunda etapa do processo foi realizada a partir de postagens informativas relacionadas ao Auxílio Emergencial, pago pelo Governo Federal no período de pandemia a cidadãos que apresentam cadastros aprovados no sistema eletrônico. A Neves Jr publicou, em suas redes sociais, informações relacionadas à realização do cadastro e ao calendário de pagamento. Além disso, os alunos/diretores produziram vídeos de incentivo, para que pessoas com acesso à recursos tecnológicos auxiliassem aquelas que não dominam os mesmos recursos.

Avaliações

O aluno de Administração e diretor presidente da Neves Jr, Júnio Cruz, destacou que as ações, em especial, a campanha "Compre em Casa", foram uma oportunidade para a empresa reafirmar seu caráter extensionista como um espaço de consultoria. "A ideia aproximou de fato os membros da Neves Jr da realidade do trabalhador nevense que empreende, mostrando a Empresa Júnior sua tarefa social enquanto empresa de consultoria e como projeto de extensão de uma universidade pública que deve atender às demandas sociais e ajudar aqueles que mais precisam da nossa solidariedade em tempo de crise". 

O atual tutor da empresa, o professor Márcio Portes, também destacou o viés extensionista da iniciativa e, além disso, assegurou que a empresa seguirá reforçando seu vínculo com a comunidade. "Daremos sequência na realização de programas e ações que contribuam para o desenvolvimento local, valorizando o empreendedor e fortalecendo a geração de trabalho e renda".