Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entidades promovem ato virtual contra cortes no orçamento da educação

Entidades promovem ato virtual contra cortes no orçamento da educação

IFMG, por meio do Conif, se une a instituições e frentes parlamentares em manifesto virtual para impedir o corte de R$ 1,882 bilhão no orçamento de 2021.
publicado: 17/09/2020 12h36, última modificação: 16/03/2024 08h16

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifestaram preocupação com a possibilidade de cortes do Orçamento da União para Educação Superior. A perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão para o próximo ano. No caso da Rede Federal, o corte será no orçamento discricionário e representa R$ 434,3 milhões a menos para arcar, por exemplo, com custos de terceirizados e projetos de pesquisa e extensão.

Essa diminuição poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das universidades e institutos federais. Por isso, com a perspectiva de mudar esse cenário, a Andifes e o Conif se unem a cerca de 50 instituições representativas da educação e a quase 20 frentes parlamentares para um manifesto virtual em defesa das instituições federais de ensino superior e pela valorização da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. O manifesto está agendado para esta quinta-feira, 17 de setembro, às 18h, neste endereço https://bil.ly/3iCLeMW

O apoio ao ato virtual pode ser demonstrado também por meio de manifesto público, disponível para assinatura clicando aqui.

registrado em: , ,