Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de robótica de Itabirito alcança vitórias na RoboCore

Equipe de robótica de Itabirito alcança vitórias na RoboCore

Competição ocorreu durante a Campus Party 2023, em São Paulo. O grupo, composto por dois professores e sete estudantes, conseguiu bons resultados.
publicado: 03/08/2023 18h57, última modificação: 07/03/2024 09h10

A equipe de robótica Aurora, do Campus Itabirito, acaba de retornar da Campus Party 2023, em São Paulo, com três vitórias e ótimas experiências na bagagem. Eles participaram, no último final de semana de julho, dos combates de robôs da RoboCore Experience, que reuniu equipes de diversas instituições de ensino do país.

Composta por sete estudantes de cursos técnicos e dois professores, a equipe competiu com os robôs Xablau e Cururu nas modalidade batalha - categoria antweight  (peso de formiga, em tradução livre) e sumô LEGO. Foram quatro batalhas de robôs, das quais Xablau venceu duas; e três disputas de sumô, em que Cururu obteve uma vitória.

"De sete rodadas, nós vencemos três. Ganhamos da politécnica da USP em uma delas", conta o professor Gabriel Cambraia, que acompanhava o grupo. O docente avalia que o resultado foi expressivo, já que a equipe é nova e estava competindo contra grupos de grandes universidades, às vezes formados por alunos de graduação.

Evolução

O professor Bruno Fonseca, que também esteve presente ao evento e é idealizador da equipe Aurora, se impressiona com a evolução. "A equipe ainda está se constituindo e tem trabalhado bastante. Com este bom desempenho na competição, com mais estudantes envolvidos e a volta ao presencial, tenho certeza de que vamos crescer muito como equipe de competição", aposta o docente.

Bruno conta que a proposta surgiu durante a pandemia. "Começamos trabalhando à distância. Focamos muito em projetos de extensão ao longo do tempo, mas um dos objetivos que fundamenta a equipe é desenvolver robôs de combate", lembra. Em 2022, com a volta ao presencial, eles construíram os primeiros protótipos - inclusive o Xablau, que foi o primeiro robô de combate. No primeiro semestre de 2023, a equipe participou da Iron Campi, em Santa Rita do Sapuaí. Não conseguiram vitórias, mas segundo o professor, foi um grande aprendizado. "Dos 12 estudantes que participaram, oito se formaram logo em seguida, e a equipe se reconstruiu neste tempo. Fomos para São Paulo com sete estudantes, mas hoje já contamos com mais de 20, no total", contabiliza Bruno.

"É uma grande satisfação ver propostas como esta darem certo, somos uma equipe pequena, com recursos limitados", comenta Gabriel, que pensa, também, em parcerias com outros campi para montar uma equipe cada vez mais forte. "Temos cursos relacionados à área em várias unidades do IFMG, quem sabe?", sugere.

Estudantes da equipe Aurora na RoboCore ExperienceSilvia Moreira Lemos, Amanda Carolina Chaves Albuquerque, Murilo Paulo Souza Mendes de Lima, Ana Carolina de Amorim, Maria Luiza Salermo Loredo e Silva, Maria Fernanda Batista da Silva, Alexandre Magno de Lima Velloso.