Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de Robótica dos campi Ouro Preto e Itabirito participa da 14ª edição do Winter Challenge

publicado: 03/09/2018 10h31, última modificação: 20/03/2024 09h51

A FIRE – Equipe de Robótica do Instituto Federal Minas Gerais é uma equipe de constituída, atualmente, por 19 alunos do curso técnico integrado de Automação Industrial de todos os anos dos campi Ouro Preto e Itabirito, tendo como orientadores os engenheiros André Luis Barroso Almeida e Hugo Rafael Nogueira Gomes e como capitã e representante oficial da equipe a aluna Kélin de Oliveira Dias.

No dia 4 de julho de 2018 a FIRE, representando os campi Ouro Preto e Itabirito do IFMG, bem como as duas cidades, saiu em viagem rumo a São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, para participar da Winter Challenge 14º edição - o maior e mais esperado evento da América Latina de robótica promovida pela empresa Robocore.

A equipe levou seu robô, criado em 8 meses, chamado Reversus na categoria Combate Hobbyweight - 12lb (até 5,44kg) para seu primeiro combate. O trabalho da FIRE teve reconhecimento de muitos universitários e engenheiros que estavam participando do evento.

Dentre os três dias de competições a equipe conquistou duas vitórias e duas derrotas, sendo desclassificada no terceiro dia, mas garantindo seu décimo lugar no ranking geral, entre 41 robôs inscritos.

Os alunos retornaram para seus devidos Institutos no dia 9 de julho de 2018, trazendo com eles o orgulho e felicidade de terem participado de um dos maiores eventos de robótica do mundo.

O robô Reversus retornou para casa com sua estrutura praticamente intacta, com apenas suas rampas com danos parciais. A equipe tem planos de participar em outras categorias e em outras competições de robótica e conquistar posições ainda melhores.

A FIRE agradece a todos que ajudaram à realização do projeto e todos aqueles que acreditaram e torceram.

Fonte: Comunicação/Campus Ouro Preto